O melhor pedaço da Maçã.

Internet deverá dobrar a cada cinco anos, diz estudo

17-internet-growCientistas chineses que investigam a evolução da topologia da internet acreditam que seu tamanho deverá dobrar a cada cinco anos.

Publicidade

Conduzido por Guo-Qing Zhang, o estudo que foi publicado no New Journal of Physics utiliza como inspiração a Lei de Moore — que prevê que o número de transistores em um chip dobra a cada 18 meses — e baseia-se em dados coletados em intervalos de seis em seis meses, entre dezembro de 2001 e dezembro de 2006.

O entendimento da topologia da internet é um pré-requisito crucial para se criar um modelo geral da rede, o que pode servir de base para o desenvolvimento de novos protocolos de tráfego de dados, além da execução de futuras otimizações de performance que evitem congestionamentos e falhas em cascata, tão comuns na atualidade.

Um dado interessante encontrado na pesquisa é o fato de o núcleo da internet ser regido por um mecanismo evolucionário diferente do utilizado pelos nós periféricos. Enquanto o núcleo se mostra estável, a maioria dos novos nós presentes em sua extremidade são erráticos e explodem continuamente, permitindo o crescimento.

[Via: Physorg.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O declínio e queda da Circuit City em visão panorâmica

Próx. Post

Joy of Tech: fique bem logo, Steve!

Posts Relacionados