O melhor pedaço da Maçã.

Wikipedia pensa em limitar liberdade de editores

25-wikipediaAs coisas estão mudando lá pelos lados da Wikipedia, enciclopédia online que tem seus artigos escritos e editados livremente por qualquer internauta. Segundo proposta apresentada por Jimmy Wales, após a publicação na semana passada de um artigo falso sobre a morte dos senadores dos EUA Ted Kennedy e Robert Byrd, o portal deverá adotar um novo processo editorial, usando um sistema de revisão dos verbetes para, assim, obter maior credibilidade.

Publicidade

A ideia em discussão é não permitir a atualização automática de verbetes. Assim, o que um usuário comum editar só será publicado após passar pelo controle de um contribuinte mais experiente. Uma bandeira ficaria visível nos verbetes recém-atualizados para que um número limitado de editores pudessem revisá-las e aprová-las rapidamente.

Embora 60% dos usuários pertencentes à comunidade da enciclopédia livre apoiem a medida, ela causa certa polêmica, pois o sistema de revisão vai de encontro a uma das principais características do serviço, que é a agilidade na publicação de verbetes atualizados, quase com a mesma velocidade de atualização de uma agência de notícias.

Concordo com os que apoiam o sistema de revisão em detrimento à velocidade de publicação, pois é sempre melhor ter precisão nas matérias publicadas — e consequentemente confiabilidade — do que apenas velocidade de atualização.

[Via: Washington Post.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: feliz 25º aniversário, Macintosh!

Próx. Post

iLife ’09 começa a ser despachado

Posts Relacionados