Google implementa Gears no Gmail e oferece modo de navegação offline no Labs

Novidade aguardada desde julho do ano passado, o Gmail agora finalmente oferece um modo de navegação offline via Gears, tal como o Docs já faz há bastante tempo. É certo que hoje em dia é raro não estarmos sempre conectados, mas e quando isso acontece? Muitos consideravam utilizar um cliente de emails local mais vantajoso porque permitiria a leitura e a preparação de emails independente de uma conexão à internet.

Bom, a partir de hoje (como sempre, nem todos os usuários terão acesso no primeiro dia — e somente os que têm o serviço configurado em inglês) o Gmail cobre esta falta via um novo recurso oferecido no Labs (sim, ainda é experimental), que requer o plugin Gears instalado no navegador. Todas as mensagens são armazenadas num cache local, permitindo que sejam lidas (inclusive anexos!), respondidas, buscadas, marcadas e classificadas, tal como se você estivesse online. Assim que a máquina é conectada à rede de novo, os dados são automaticamente sincronizados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cOAZaIaeIrI[/youtube]

O sistema surgiu da versão do Gmail para dispositivos móveis. De fato, de acordo com o gerente de produtos do Gmail, Todd Jackson, o mecanismo de sincronização de dados é o mesmo utilizado pelo Gmail offline rodando no Android. Ainda assim, nem tudo está disponível — como o corretor ortográfico, que requer uma conexão aos servidores do Google para fazer a verificação nos textos.

Em breve, a novidade chegará também ao Google Calendar.

Posts relacionados

Comentários