Intel está pronta para apresentar ao mundo o primeiro processador Xeon de oito núcleos

Roadmap do processador Intel Xeon - o novo chip deverá ser baseado na arquitetura Nehalem EP

Informações obtidas pelo Macworld indicam que a Intel pretende apresentar um novo processador Xeon no mês que vem, durante a International Solid-State Circuits Conference, em San Francisco. De acordo com o programa da conferência, o chip que será detalhado por executivos da companhia é um octo-core com 16 tarefas, produzido em seu novo processo de 45 nanômetros.

Publicidade
Roadmap do processador Intel Xeon: o novo chip deverá ser baseado na arquitetura Nehalem EP
Roadmap do processador Intel Xeon: o novo chip deverá ser baseado na arquitetura Nehalem EP

Nenhum outro detalhe foi confirmado sobre a apresentação da empresa, marcada para 9 de fevereiro. Segundo Nick Jacobs, porta-voz da Intel em Cingapura, 16 documentos serão compartilhados com os participantes do evento, mas tudo indica que o processador que será apresentado é baseado na arquitetura Nehalem EP, destinada a servidores e workstations com dois soquetes. Em resumo, ele é um forte candidato para o novo Mac Pro e para o Xserve, que não são atualizados pela Apple há bastante tempo.

Algumas especificações sobre o novo Xeon octo-core são semelhantes a outros processadores baseados na mesma arquitetura. Uma das novidades é o novo Quick Path Interconnect, que substitui a atual front-side bus, permitindo maior fluxo de dados entre as CPUs e os demais componentes do sistema, ampliando assim a sua performance. Além disso, o seu controlador de memória é integrado, o que lhe concede maior performance em sistemas de 64 bits, capazes de lidar com enormes quantidades de memória para um desempenho ainda melhor.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…