E o iPhone bate o BlackBerry Storm em mais um quesito: gastos de fabricação. Enquanto os componentes do smartphone da Apple custam US$174, a oferta da Research In Motion não sai por menos de US$203 — isto é, US$4 a mais que o próprio preço que é comercializado pela Verizon Wireless nos Estados Unidos.
A descoberta da iSuppli mostra que a operadora está investindo pesado no subsídio do BlackBerry touchscreen. Enquanto isso, a AT&T afirmou que investiu US$450 milhões no subsídio do iPhone 3G só no último trimestre fiscal de 2008.
Os motivos da discrepância vão desde a tecnologia de transmissão de dados dos aparelhos até a escolha da Verizon de oferecer ambas as versões CDMA e GSM de 3G no Storm, o que significa a adição de um processador Qualcomm de US$35. A Apple optou por suportar apenas GSM no iPhone 3G.
Enquanto o iPhone oferece uma capacidade gráfica superior à do Storm e de diversos outros concorrentes, o Storm traz uma câmera de 3,2 megapixels com foco automático — algo que acresenta US$13 ao preço de fabricação do handset. A Maçã, por sua vez, usa uma versão de 2 megapixel com foco fixo, bem mais simples.
Um dos “recursos” mais criticados do Storm, sua tela “clicável” (SurePress) ainda adiciona US$15 na soma total dos componentes.
A pesquisa da iSuppli não leva em consideração, porém, mão de obra nem os investimentos envolvidos com marketing/publicidade dos produtos.