Em dezembro de 2003, o CEO da Apple, Steve Jobs, concedeu para a revista Rolling Stone uma entrevista que abordava, basicamente, a nova revolução que estava sendo criada pela a Maçã no setor musical — após a que ocorreu no mercado de computadores.
A entrevista mostra como o Jobs enxergava, na época, o mercado musical e como o sucesso da Apple nesse segmento dependeria de quão bem o CEO da Maçã conseguiria responder aos hábitos de estudantes universitários de 18 anos.
É interessante ver como as previsões estabelecidas por Jobs foram praticamente precisas. Ele previu que as tentativas das grandes gravadoras para combater a pirataria iriam falhar, que o público rejeitaria o serviço de aluguel (subscription) de músicas e que, um dia, a iTunes Store venderia um bilhão de músicas por ano — hoje em dia, ela atinge essa meta em apenas seis meses.
Ele fala também sobre o market share da Apple e como as pessoas o analisam de forma errônea, afirmando que a sua fatia de mercado é maior até que a da Mercedes e a da BMW (na época, é claro). Engraçado que estas análises equivocadas continuam sendo feitas até hoje.
Uma leitura interessante (em inglês) para quem gosta de saber como funciona a mente de Steve Jobs. 😉
[Via: CNET News.]