O melhor pedaço da Maçã.

Amazon.com lança serviço de download de jogos, por enquanto incompatível com Macs

Com o lançamento do seu novo serviço voltado para o download de jogos, a Amazon.com pode estar escrevendo um novo capítulo na história. O Game Room trará mais de 600 títulos com preços entre US$7 a US$10. Soou familiar?! Vamos às novidades, depois eu compartilho com vocês a minha análise a respeito.

Publicidade

4-amazon-gameroom

Lançada ainda como beta, a iniciativa oferece jogos populares e casuais que são facilmente encontrados em outros portais e lojas de varejo, como um teste antes que a empresa comece a oferecer em seu catálogo grandes títulos — um movimento futuro provável.

Num artigo recente, compartilhei a necessidade evidente da Amazon.com em completar o processo de mudança para um modelo de negócio completamente digital. A empresa, que foi a primeira a demonstrar que o e-commerce é uma solução não apenas viável, mas principalmente rentável para o mundo dos negócios, reescreveu a forma como a venda no varejo é feita. Se hoje é fácil lembrar de nomes como Americanas.com, Submarino, Fnac ou Saraiva, isso se deve aos feitos de Jeff Bezos no comando da Amazon.com.

Publicidade

Esse modelo inicial deve ter sido a mais provável inspiração para a Apple ao desenvolver um ecossistema completamente digital para o iPod e o iPhone, e, agora que foi testado e aplicado em diversos outros negócios, retorna à sua fonte original para se adequar pouco a pouco a todos os produtos que puderem ser digitalizados e vendidos por eles.

Embora a venda de jogos via download já seja explorada por diversos rivais — diretos, como o Yahoo! Games, e futuros, como o Steam, da Valve —, em se tratando da Amazon.com, o elemento que faz toda a diferença é a escala. Foi através dela que a Apple mostrou que, mesmo tirando a mídia e os custos de sua distribuição da equação, era possível vender títulos a um preço acessível ao consumidor sem causar prejuízo ao produtor ou ao artista.

Publicidade

No momento, os jogos estão disponíveis apenas para a plataforma Windows e podem ser testados por 30 minutos antes de serem baixados e ativados através de códigos fornecidos pela loja. No entanto, a empresa já declarou que está trabalhando num catalogo de jogos e num downloader compatível com o Mac OS X. Para atrair os consumidores, durante a primeira semana de funcionamento serão distribuídos gratuitamente três títulos: Build-a-lot, Jewell Quest II e The Scruffs.

Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando por que Bezos optou por jogos simples ou casuais, lembre que jogos como Scrabble, Bejeweled e a velha e boa Paciência consomem no final das contas muito mais tempo e têm um apelo popular muito maior que jogos mais complexos. Lembre do mote: “Escala, escala, escala!”, parafraseando o tio Ballmer.

E você, que joguinho tem instalado na sua máquina?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LG Arena KM900 traz, er, hum… uma interface um tanto familiar

Próx. Post

Corte francesa nega apelação da Orange e permite comercialização livre do iPhone no país

Posts Relacionados