O melhor pedaço da Maçã.

Beta customizado do Firefox 3.1 traz performance ainda maior em Macs Intel

Apesar de o Firefox 3.0.6 trazer maior estabilidade e performance para os que não se intimidam a usar aplicativos em estágio beta, muitos ainda aguardam a versão 3.1 ser oficialmente lançada, já que ela promete ser ainda mais rápida do que é atualmente. O problema é que os recentes atrasos no desenvolvimento do novo beta 3 tornaram a previsão de disponibilidade oficial do novo navegador impossível de ser determinada, e até o momento a única alternativa para os que querem uma versão mais rápida do Firefox é migrar para a beta 2, lançada há um bom tempo.

Publicidade

Firefox 3.1

Para todos usuários de Windows e uma parcela dos que utilizam o navegador do Mac, a diferença de performance do Firefox 3.0.6 para o 3.1 Beta 2 é bem grande, mas é importante lembrar que ela não é otimizada em Macs Intel — com razão, já que é um binário universal e também precisa ser compatível com Macs PowerPC, bem mais lentos. Devido a essas circunstâncias, o desenvolvedor Chris Latko compilou uma versão Intel-only com performance ainda maior, graças a uma série de aprimoramentos internos.

Esse build customizado é distribuído sob a mesma licença da Mozilla e o aumento na velocidade é notável: ele é duas vezes mais rápido que a versão oficial do Firefox 3.1 Beta 2, com ajuda da inclusão nativa do TraceMonkey para a compilação de códigos em JavaScript. Além disso, ela chega bem perto da performance do último preview do WebKit, usado no Safari 4.0 e no Chrome 2.0, trazendo uma velocidade absurda. No gráfico abaixo, é possível perceber o quanto a versão criada pelo Chris (Shiretoko (B) w/ TraceMonkey) chega próximo do WebKit:

Corrida de Browsers

Caso tenha se interessado em testar a versão beta feita por ele, ela está disponível aqui (10,2MB).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: Google gagá

Próx. Post

Pérolas da Apple Brasil: atendimento automatizado diz “criente”

Posts Relacionados