O melhor pedaço da Maçã.

Intel quer vídeos HD em handhelds

Logo da Intel

Logo da IntelA Intel está trabalhando no desenvolvimento de chips integrados que tornarãm handhelds capazes de rodar vídeos em FullHD (alta definição). No entanto, segundo o engenheiro Shechar Borkar, talvez ainda sejam necessários de cinco a oito anos para que eles estejam disponíveis no mercado.

Publicidade

O principal obstáculo enfrentado pelos engenheiros no momento se deve à necessidade de conseguir reduzir o vazamento de energia no mesmo tempo em que se eleva a performance gráfica dos chips. Depois que resolver isso, a Intel poderá trazer mais facilmente conteúdos multimídia mais ricos a smartphones e outros portáteis.

Para atingir seu objetivo, a técnica chamada SIMD (Single Instruction, Multiple Data) está sendo utilizada. A Intel — que já utilizou essa técnica em conjunto com extensões MMX, quando introduziu o processador Pentium na década de 90 — sabe que ela permite ao chip lidar melhor com o processamento de vídeo.

Novas informações a respeito do desenvolvimento desse projeto devem ser apresentadas na International Solid State Circuits Conference, que acontece em San Francisco. Quando estiver finalizado, os novos chips podem trazer uma performance oito vezes mais eficiente e deverão ser integrados à família Atom.

[Dica do Diego Serra, valeu!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Obama já tem uma fonte pra chamar de sua; e você pode ter uma também!

Próx. Post

Novo Labs do Gmail permite adicionar a sua localização na assinatura padrão de emails

Posts Relacionados