ST-Ericsson e ARM demonstram primeira tecnologia de chips multi-core para dispositivos móveis

A ST-Ericsson e a ARM anunciaram hoje que demonstrarão neste GSMA Mobile World Congress 2009, em Barcelona, a primeira plataforma móvel Symmetric Multi Processing (SMP), viabilizando a chegada de chips multi-core em dispositivos portáteis. Serão os primeiros de 32 nanômetros da ARM para smartphones e netbooks.

Publicidade

A revolução é baseada no processador de múltiplos núcleos Cortex-A9, da ARM, que representa um salto gigantesco de outras gerações de arquiteturas de processadores para basebands/aplicações, proporcionando assim níveis de performance e eficiência de força nunca antes registrados.

ARM Cortex-A9 MP Core

Um modelo de demonstração será apresentado em evento privado pela ST-Ericsson, rodando, na ocasião, o Symbian OS. De acordo com um representante da empresa, o uso de processadores multi-core aprimorará a performance real-time em aparelhos móveis, visando a uma experiência do usuário bastante melhorada.

A grande questão é que o mesmo processador Cortex-A9 poderá ser usado como CPU na próxima geração do iPhone. Já até falamos aqui da possibilidade de o aparelho vir com um chip de quatro núcleos; agora, resta saber se a ARM conseguirá aprontar os processadores a tempo, visto que a programação inicial era de um lançamento para o final de 2009, talvez somente início de 2010. A Apple tem investido pesado em design e desenvolvimento de chips ARM, desde que adquiriu a PA Semi.

Publicidade

Na mesma ocasião, a ARM falou sobre uma tecnologia de processadores de baixo custo prevista para 2011, de codinome “Sparrow”. Ele compartilha do mesmo conjunto de instruções do atual Cortex-A8, o chip utilizado no Palm Pre. Com um poder semelhante ao do chip ARM11 (usado no iPhone e em outros smartphones), seu maior diferencial é poder ser usado em configurações multi-core, para multiplicar performance.

“Quando aparelhos com o Sparrow começarem a aparecer em 2011, o A8 e até mesmo os chips A9 — mais poderosos — já estarão bastante disseminados”, disse Laurence Bryant, gerente de marketing do segmento móvel da ARM.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…