Finalmente! Fabricantes de dispositivos móveis concordam em um carregador universal

Carregador de celularUma nova iniciativa que envolve tanto fabricantes de dispositivos móveis quanto operadoras de telefonia celular deverá culminar na migração de novos aparelhos para o uso de um carregador universal, baseado na interface Micro-USB (já usada no BlackBerry Storm).

A novidade só traz benefícios para todos, visto que reduzirá drasticamente o desperdício desses acessórios (bem menos serão jogados fora). A vida dos usuários também fica muito mais fácil, já que poderão carregar seus aparelhos independente de onde estiverem e não terão que comprar um novo carregador ao trocar de telefone.

De acordo com a GSM Association (GSMA), que lidera o projeto, a maioria dos modelos de celulares já usará o novo carregador até janeiro de 2012. Todavia, algumas fabricantes provavelmente passarão por um período de transição, oferecendo tanto um carregador proprietário quando o universal.

Estão envolvidas na iniciativa empresas como LG, Motorola, Nokia, Qualcomm, Samsung e Sony Ericsson, além de operadoras como 3 Group, AT&T, KTF, Mobilkom Austria, Orange, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone.

As primeiras unidades de carregadores universais deverão chegar ao mercado ainda este ano.

Posts relacionados

Comentários