O melhor pedaço da Maçã.

Tem muitos ícones na barra de menus do macOS? O Bartender resolve isso!

Hoje em dia, é muito comum que aplicativos para macOS adicionem um ícone na barra de menus do sistema operacional para acessar rapidamente suas funções, notificar o usuário de mudanças, rodar uma versão “mini” do app, entre outros.

Publicidade

O problema, claro, é que isso pode fazer com que a sua barra rapidamente fique lotada de ícones de maneira bem desnecessária. É aí que entra o Bartender, da desenvolvedora Surtees Studios.

A última vez que falamos dele aqui no site foi no final de 2012, então de lá para cá o software evoluiu bastante e está melhor do que nunca. O GIF animado abaixo explica bem o que ele faz:

Após instalar e abrir o Bartender, você passa por um assistente bem intuitivo pelo qual pode escolher exatamente como organizar os ícones da sua barra de menus. Cada aplicativo ali pode:

Publicidade
  • Fica visível, mas desaparecer quando o Bartender mostrar itens escondidos;
  • Fica escondido, mas aparecer quando o Bartender mostrar itens escondidos;
  • Ficar sempre visível;
  • Ficar sempre escondido.

E não é só isso. Você pode, por exemplo, configurar para que o ícone do Dropbox fique escondido mas automaticamente apareça por, digamos, 30 segundos quando ele for atualizado — isto é, quando o ícone alterar indicando que alguma sincronização está acontecendo. Foi o que eu fiz com o meu, veja:

O Bartender ainda oferece algumas variações do seu ícone de ativação (por padrão, as três bolinhas), vários atalhos de teclado configuráveis (você pode navegar pelos ícones usando o teclado, buscá-los por palavras-chave, etc.), traz suporte ao Modo Escuro do macOS Catalina (embora o software seja também compatível com Mojave, High Sierra e Sierra) e mais.

A licença completa do Bartender custa US$15, mas antes de bater o martelo você pode baixá-lo [ZIP] e experimentá-lo gratuitamente por um mês. Para mim, um utilitário indispensável no Mac.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alguns iPhones, iPads e Macs são vulneráveis a ataque via Bluetooth

Próx. Post

Salve a data: 5 de junho tem desafio do Apple Watch para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Posts Relacionados