Desenvolvendo no Mac (Parte 1)

SDK do iPhoneDevido aos comentários positivos recebidos através do site e por emails em relação ao meu artigo sobre o desenvolvimento de apps em oito passos, resolvi fazer uma pequena série para explicar com mais detalhes cada um deles. Vamos ao primeiro.

Comprando o Mac

Tomei como base para o artigo a maioria que pretende entrar no mercado de desenvolvimento de aplicativos para o iPhone e para o Mac, mas que ainda não possui um computador da Apple em suas mãos e não sabe ao certo qual é o melhor modelo para ser adquirido. Ciente de que esta aquisição representa um significativo investimento, deixo claro que o que trago aqui são apenas sugestões.

Antes de escrever o artigo, procurei conversar com alguns desenvolvedores, inclusive leitores do site que já desenvolvem apps para uso pessoal ou apenas como forma de aprendizado, e tirei daí os modelos que podem servir de estágio inicial para a sua futura vida de Apple Developer.

Para que qualquer projeto venha a ser tornar uma empreitada bem sucedida, é preciso que seu objetivo final esteja bem claro e, na hora de escolher que equipamento comprar, ter em mente a relação entre o dinheiro disponível e a performance desejada pode facilitar qualquer dúvida que lhe vier à cabeça.

Se o dinheiro estiver curto, pense em adquirir um iMac ou mesmo um MacBook. Com um pouco mais de dinheiro, você pode incrementar a RAM ou mesmo adquirir um segundo monitor. Se é a performance o que mais importa para você — talvez estejam em seus planos a produção de aplicativos ou jogos com uso intensivo de recursos gráficos —, a máquina mais adequada é um MacBook Pro ou mesmo um Mac Pro, se você tiver bala na agulha.

Atenção para o seguinte detalhe: analistas de mercado — ô, vidinha! — apontam que a Apple deveria mudar sua estratégia de atualização das máquinas para que sejam lançados novos modelos anualmente. Enquanto isso não se torna uma catástrofe realidade, fique atento que novos iMacs e Macs Pro podem estar vindo por aí.

Abaixo, você confere as escolhas feitas por dois desenvolvedores brasileiros:

  • Renato Pessanha: usa um iMac Aluminum de 20 polegadas, em conjunto com um iPhone, um iPod touch e uma Time Capsule.
  • Joaquim Venancio: optou por um MacBook Air Core 2 Duo de 1,6GHz com 2GB de RAM e HD de 80GB. Embora acredite que seja melhor trabalhar em iMacs, a portabilidade para ele era mais importante. Joaquim aconselha aos interessados em desenvolver jogos usando OpenGL a comprar algo mais potente que o MacBook Air.

. . .

E você, que desenvolve na horas vagas, qual é a configuração da sua máquina e o que o levou a escolhê-la? Compartilhe conosco! 😉

Posts relacionados

Comentários