O melhor pedaço da Maçã.

Que tal um sistema inteligente de pastas que envelhecem sem uso?

Eu sou um dos milhares que assinam o RSS do Wolfgang Bartelme, um designer renomado e bastante conhecido por seus projetos para o mundo Mac — e agora também para iPhone. Foi através dele que descobri um projeto que desenvolveu junto com o Keith Lang, co-fundador e diretor de interação da plasq.com: ícones de pastas inteligentes, que se aproximam do comportamento real.

Publicidade

Desenhistas de interfaces virtuais há tempos buscam simular na tela do computador muito do que temos no mundo físico. Isso é ótimo, porque torna o seu uso ainda mais óbvio e intuitivo, porém às vezes é complicado transpor algo da nossa realidade virtual para dentro de uma tela 2D controlada por um teclado e mouse. Além disso, percebe-se que o mundo eletrônico pode, sim, nos oferecer algumas regalias e facilidades que não temos no mundo físico, o que é bacana e lhe diferencia positivamente.

O projeto que saiu de ideias desses dois é muito interessante, mas eu não sei dizer se poderia vir a se tornar um elemento de sistema — até mesmo do Mac OS X, numa futura versão. Na imagem abaixo, você confere ícones diferenciados para pastas pouco usadas, largadas, esquecidas, muito usadas ou simplesmente retiradas de onde estavam. Afinal de contas, hoje em dia não temos nenhuma indicação visual que separe tais grupos de itens no Finder.

Estudo de design: Aging Icons

O que você acha? Deveria a Apple agarrar a ideia? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Research In Motion muda nome da sua loja e define preço mínimo de US$3 para aplicativos pagos

Próx. Post

Primeiras versões beta do jogo StarCraft II para Mac e do Battle.net 2.0 estão chegando

Posts Relacionados