O melhor pedaço da Maçã.

HandBrake: uma maneira fácil, funcional e gratuita de passar seus DVDs para o Mac

Colaboração especial por Rodrigo Martins.

Publicidade

Ícone do HandBrakeEm busca de um software gratuito para passar alguns DVDs para o meu Mac, deparei-me com o HandBrake. O programa já foi citado algumas vezes aqui no MacMagazine, porém creio que mereça uma reapresentação. Trata-se de um aplicativo de código aberto que desempenha tal função (DVD » Mac), com apenas alguns cliques, proporcionando um excelente resultado.

Ripar um DVD utilizando esse software se torna uma tarefa muito fácil, que não requer nenhum conhecimento profundo em vídeos e seus diversos formatos. Ele consiste no seguinte, basicamente: injetar o DVD no leitor, abrir o programa, selecionar o formato desejado (tem até presets para iPods/iPhones!), escolher onde salvar o arquivo e pronto! Depois é só clicar em “Start” e, em poucos minutos, você terá um vídeo com a qualidade excelente, inclusive com sincronização da legenda, algo que outros softwares deixam um tanto a desejar.

HandBrake

O HandBrake é bastante intuitivo e oferece várias opções para conversão. São quatro formatos diferentes que você pode escolher: AVI, certamente o mais utilizado e difundido; MP4, também bastante utilizado, sendo que você ainda tem três modos diferentes dentro dele (Large File, Web Optimized e suporte ao iPod 5G); MKV, um formato livre, sem restrição por patente; e OGM, um formato não tão conhecido e sem tanta flexibilidade quanto o formato AVI.

Publicidade

Alguns recursos do HandBrake certamente fazem a diferença, quando comparado aos seus concorrentes. Como vocês podem observar na screenshot acima, ele te dá a opção de escolher o áudio da conversão, a legenda e ainda possibilita a escolha de capítulos do DVD.

Publicidade

O software também traz algumas funcionalidades para macmaníacos e fanáticos por games, com opções para transformar seu DVD para iPod, iPhone, iPod touch, Apple TV, QuickTime, PSP, PlayStation 3 e Xbox 360. O bacana é que ele suporta também não só DVDs, mas quase todos formatos de vídeos, possibilitando a conversão de uma forma muito fácil.

HandBrake

Realizei diversos testes com vários DVDs e, por enquanto, não tive problema nenhum com ele. Nas minhas experimentações, um filme de 1h34 de duração foi convertido em exatamente 1h22, num MacBook Pro com um processador Intel Core 2 Duo de 2,33GHz, 2GB de RAM e placa de vídeo ATI Radeon 1600 de 256MB. O resultado foi um arquivo de 1,09GB — algo que também é customizável no HandBrake. Obviamente, quanto maior o tamanho do arquivo, melhor a sua qualidade. Se você quiser, pode forçá-lo a caber num CD comum, com um tamanho total de 700MB ou menos.

Para os que precisam passar alguns filmes para seu Mac, é uma excelente opção. Vale ressaltar que o objetivo aqui não é incentivar a pirataria. No meu caso, por exemplo, a ferramenta é muito útil para extrair trechos de filmes para apresentações que faço na faculdade — não há nada melhor. Sem dúvida alguma, vale a pena experimentar!

O HandBrake é multi-plataforma (possui versões para Mac OS X, Linux e Windows) e é totalmente gratuito.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Garota processa RIAA por práticas ilegais

Próx. Post

E tem mais cinco novos wallpapers na nossa galeria :-)

Posts Relacionados