Desenvolvedores entram em crise com a Apple

O modelo criado pela Apple para a iPhone App Store — cadastre-se como desenvolvedor, coloque um app na loja, você e ela fazem dinheiro — é simples e, como já estamos carecas de saber, super bem-sucedido. Mas será que esse mundo é o País das Maravilhas que imaginamos, vendo tudo pelo lado de fora?

Publicidade

Aparentemente, não. Diversos desenvolvedores reportam que a Apple não está dando conta da demanda de aprovar novos publishers para a App Store. O processo, que antes demorava em média dois dias, agora tem chegado a levar meses. Além disso, como já reportamos por aqui, há contratos de veteranos expirando e as opções de renovação não estão claras ou deixando de ser efetivadas após requisições insistentes por parte dos desenvolvedores.

iPhone developers - Sweet

No meio da loucura toda, não se sabe ainda até que ponto a Apple está a par da situação e o que ela tem feito para remediá-la. Um desenvolvedor a mais ou a menos pode não pesar muito num montante geral para ela, mas há gente hoje vivendo e investindo muito nisso. Se ela quiser manter o seu sistema fechado, tem que no mínimo conseguir acompanhá-lo num ritmo satisfatório.

Por incrível que pareça, a situação estaria bem melhor pra Apple hoje se a sua plataforma não tivesse se tornado um sucesso tão grande — até pelo ponto de vista dos desenvolvedores em si. Com tantos títulos inúteis e repetitivos aparecendo por lá diariamente, quem sabe ela estivesse mais contente com um número bem menor de “parceiros” realmente se empenhando em criações inovadoras, com interfaces bem trabalhadas e funções verdadeiramente práticas.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…