O melhor pedaço da Maçã.

Revolução em baterias de íons de lítio poderá permitir recargas em poucos segundos

Um novo eletrodo de íons de lítio poderá permitir que baterias sejam carregadas e descarregadas em cerca de 10 segundos. Desenvolvida por Gerbrand Ceder, um professor de ciências materiais do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a tecnologia seria muito útil principalmente para a geração de rápidos impulsos de força, tal como em carros híbridos — mas também excelente para dispositivos eletrônicos portáteis, é claro.

Publicidade

Hoje em dia, as melhores baterias de íons de lítio do mercado descarregam-se em aproximadamente um minuto e meio. As convencionais — tal como as comumente utilizadas em laptops –, por sua vez, podem levar horas para descarregar.

Bateria revolucionária de íons de lítio

O novo eletrodo de alta tensão, calculam os pesquisadores, poderá permitir que uma bateria com volume de um litro, fabricada com base nesta tecnologia, gere 25.000 watts — força suficiente para fazer 20 aspiradores de pó funcionarem simultaneamente.

Publicidade

Como qualquer revolução, esta ainda está em fase embrionária e não deverá ser aplicada em produtos de massa tão cedo (no mínimo em três anos), até porque seu mecanismo não é compatível com a estrutura elétrica utilizada nos aparelhos que possuímos. Mas a gente chega lá. 🙂

[Via: Nature News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple está demitindo ou contratando?

Próx. Post

Novo iPod shuffle chegará ao Brasil no início de maio por R$400

Posts Relacionados