Facebook lança Connect para iPhone OS

Logo do FacebookAproveitando o sucesso do Facebook Connect em sites e aplicativos no desktop, o Facebook anunciou ontem que agora ele está disponível para desenvolvedores de aplicativos para o iPhone OS. Assim, eles podem se integrar aos Web apps disponíveis na rede social de todas as formas possíveis, seja compartilhando informações com o seu perfil, fazendo buscas na sua lista de amigos ou enviando convites para que eles realizem tarefas junto de você — nada aquém do que é possível no desktop.

Segundo Dave Morin, gerente sênior de plataforma do Facebook, “os aplicativos para iPhone podem ter amigos pela primeira vez”. A integração proporcionada pelo Facebook Connect para uso em aplicativos para iPhone e iPod touch é a mesma existente atualmente em sistemas desktop e diversos sites na internet. Com poucas linhas de código, qualquer desenvolvedor pode adicionar uma view no seu aplicativo que abre um formulário para os usuários se logarem no Facebook, conectando o seu perfil (e um um determinado Web app presente na rede social) a ele.

A partir daí, desenvolvedores podem fazer com que seus aplicativos se comuniquem com o Facebook de inúmeras maneiras. Uma documentação completa já está disponível para orientá-los nessa tarefa e a tendência é que esse material cresça no futuro, assim que novos recursos forem adicionados. O vídeo a seguir mostra o Facebook Connect em funcionamento no iPhone Simulator, além de detalhar alguns fundamentos sobre como integrá-lo ao código dos seus aplicativos:

[vimeo]http://vimeo.com/3616452[/vimeo]

Como você pôde ver, o código-fonte para implantação da novidade já conta com todas as classes e eventos pré-configurados para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, além de oferecer layout e animações de interface padronizadas. Assim, o trabalho deles é reduzido e os usuários familiarizados com a rede social podem aproveitar os benefícios do Facebook Connect facilmente em seus iPhones.

Logo no lançamento, alguns desenvolvedores já anunciaram parceria com a rede social para integrar a novidade aos seus aplicativos. Grande parte dos produtos envolvidos nessa colaboração são jogos, como Agency Wars, Binary Game, iBowl, Live Poker e Tap Tap Revenge 2. Porém, isso não quer dizer que ele não será implantado em outras categorias de aplicativos. O Urbanspoon, por exemplo, também faz parte dessa lista e ganhará integração com Facebook Connect em futuros updates.

Posts relacionados

Comentários