O melhor pedaço da Maçã.

Post obrigatório: iPhone OS 3.0 vs. Palm Pre

Neste último final de semana, o fundador do Digg, Kevin Rose, comentou sobre alguns detalhes que descobriu sobre o iPhone OS 3.0. Ele acertou em cheio sobre cut, copy & paste e a ausência de gravação de vídeo. No meio dos seus comentários, porém, disse que a Apple levaria o sistema operacional móvel a um nível imbatível pelos concorrentes, cobrindo tudo o que a Palm promete para o webOS no Pre.

Publicidade

Agora que já sabemos muito sobre o iPhone OS 3.0, vale um comparativo dos dois. Até o fato de ambos não estarem disponíveis para os consumidores finais torna a avaliação ainda mais justa.

iPhone e Palm Pre - Alien-style

Os sites Fast Company e My Pre já fizeram o trabalho duro de listar um comparativo, recurso por recurso, entre o iPhone OS 3.0 e o webOS do Palm Pre. Ao que tudo indica, de fato a Apple fechou todas as brechas possíveis, incluindo uma busca universal (Spotlight), recortar, copiar e colar, MMS, APIs para programas de GPS com direções curva-a-curva, sincronização de dados e até a execução de processos em plano de fundo, que funcionará por meio do seu sistema de notificações push, evitando um consumo elevado da bateria do aparelho.

Resta saber, agora, se a Palm terá bala na agulha suficiente para confrontar o iPhone com o hardware oferecido pelo Pre, sua interface diferenciada e o número de apps e jogos disponíveis.

Publicidade

A questão, meus caros, é que o meio do ano vem aí — e com ele a Worldwide Developers Conference 2009 —, quando veremos não só o iPhone OS 3.0 chegar ao mercado, como também possivelmente a introdução da terceira geração do iPhone em si, conhecida hoje como iPhone 2,1. Tudo o que a Apple apresentou ontem foi relacionado apenas ao software que roda em iPhones e iPods touch, mas podem esperar um novo hardware chegar também, em breve — inclusive com funcionalidades não disponíveis para donos de iPhones de primeira geração e iPhones 3G, tal como já foi anunciado que MMS e fones Bluetooth estéreo A2DP não serão suportados no 1G com o firmware 3.0.

Publicidade

A interface do Pre é de fato muito bonita, possivelmente a primeira a se colocar no mesmo nível gráfico de um projeto de Cupertino. Todavia, não dá pra dizer que a Palm conseguirá criar algo tão revolucionário a ponto de derrotar uma empresa como a Apple nesse quesito, tão famosa por suas lindas interfaces e excelente usabilidade de produtos.

O x da questão aqui vai para o fato de que, ao menos por enquanto, a Apple não implementou grandes mudanças visuais no iPhone OS desde que ele chegou ao mercado em sua primeira versão. Ao que tudo indica, ainda não será nesta 3.0 que veremos algo do tipo e, se isso for verdade, eu aposto que o iPhone OS 4.0 será o primeiro a promover uma revolução de interface gráfica em iPhones/iPods touch. Considerando este aspecto apenas, a Palm tem hoje a liberdade para inovar e até mesmo se inspirar em criações da Apple para lançar recursos e GUIs melhoradas nesta primeira versão do seu produto.

Por fim, sobre a oferta de softwares e games, não é preciso dizer muito.

A menos que a Palm apresse (e muito) o desenvolvimento do webOS e da versão final do hardware do Pre, é bem capaz que seu smartphone chegue ao mercado bem próximo ao lançamento do iPhone OS 3.0 para o grande público, e quem sabe até da nova geração do celular da Maçã em si. Eu falei pra você deixar a ousadia de lado, Roger…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Psystar não quer saber de processo e lança novo clone de Mac

Próx. Post

Woz participa do “Dance Off” mas sobrevive à primeira eliminação de “Dancing with the Stars”

Posts Relacionados