Rumor: próxima geração do iPhone será mais rápida para navegar na internet

A próxima geração do iPhone terá uma conexão à internet “significantemente mais rápida” — diz uma fonte da indústria móvel ao Silicon Alley Insider. O artigo não especifica se os ganhos de performance seriam perceptíveis via Wi-Fi ou redes de celular, porém o repórter Dan Frommer já levanta alguns aspectos pertinentes:

  • A fonte não pode estar se referindo à rede 4G (LTE) da AT&T, porque está só estará pronta daqui a um ano (ou mais).
  • Há a possibilidade de Wi-Fi mais rápido (802.11n, contra o atual 802.11b/g), ao invés de acesso 3G.
  • A AT&T já prometeu trazer melhorias em velocidade na sua rede 3G através de atualizações em sua estrutura. Será que o iPhone atual não consegue suportar tal performance aprimorada?

De fato, como observa o Electronista, atualmente os usuários da rede 3G da AT&T não atingem velocidades superiores a 3,6Mbps, enquanto a tecnologia em si poderia proporcionar o dobro disso.

iPhone 3G deitado, de lado

A Infineon pretende lançar, até o meio deste ano, um novo chipset 3G que suportará uma velocidade de até 7,2Mbps em 3G e, ao mesmo tempo, consumirá menos bateria que o atual. Tudo indica que 2009 será um bom ano para a união das duas coisas — que, em alguns casos, só necessita de upgrades de software para a operadora, sem grandes investimentos em novos equipamentos.

Outra possibilidade citada é a de a Apple usar o novo chipset Broadcom 802.11n na nova geração do iPhone, aumentando a sua capacidade de performance em redes Wi-Fi (50Mbps, contra 25Mbps do padrão 802.11g), além de Bluetooth com suporte a transmissão de áudio estéreo sem fio.

Posts relacionados

Comentários