Carioca de 14 anos cria ferramentas de iPhone para facilitar a vida de corajosos “n00bs”

iPlaywithMoney, uma de suas ferramentas

Depois de receber várias dicas de leitores por email, fui conversar com o Pedro Henrique C. Franceschi — mais conhecido pelo seu apelido, pH — do iBlogeek, um carioca de 14 anos que começou a programar aos 8 e hoje é responsável (junto com a equipe do blog) por várias ferramentas relacionadas ao mundo iPhone/iPod touch.

iPlaywithMoney, uma de suas ferramentas
iPlaywithMoney, uma de suas ferramentas

Na ocasião da conversa, ele me contou também do privilégio de sempre ter tido contato com Macs e produtos da Apple por causa de seu pai, um macmaníaco de carteirinha. 🙂

Segue uma lista, compilada por ele, com alguns dos seus projetos e ferramentas:

  • iBlogeek Repo 1.1.4: repositório do iBlogeek com diversos pacotes e aplicativos famosos da versão 1.1.x do iPhone OS. Contém também programas desenvolvidos pela equipe do blog.
  • DFUtility: programa (só funciona no Windows) para colocar iPhones e iPods touch em modo DFU, que ajuda também a consertar aparelhos “brickados”, já que pode ser usado em qualquer tipo de problema que ocorra com o aparelho.
  • pHirmware: um firmware customizado feito do zero, a partir de um IPSW virgem, que modifica várias funções do aparelho, sendo que pode-se modificar qualquer arquivo antes de um restore. Diferente do iPhone Dev Team, ele usa um patch no kernel — e não no bootloader — para rodar códigos customizados.
  • pHeasyJail: ferramenta para fazer jailbreak do iPod touch 2G automaticamente. É baseada no Redsn0w padrão e funciona no Windows e no Mac OS X. O exploit usado é o ARM7_GO, do firmware 2.1.1.
  • QuickOiB: ferramenta para Mac OS X e Ubuntu que instala o OpeniBoot (iPhone Linux) temporariamente no seu iPod touch/iPhone. Não é possível rodá-la no Windows ainda por causa de uma incompatibilidade de comunicação USB.
  • pHUtilities: ferramenta para Mac OS X e para Windows que permite “desbrickar” um iPhone/iPod touch 100% tijolado, usando restores da memória NOR e patches de kernel diferentes.
  • iPlaywithMoney: aplicativo para iPhone OS que permite ao usuário brincar com moedas do Brasil (um real, vinte e cinco centavos e cinquenta centavos). Ainda em fase beta, mas bastante funcional também.
  • miCarrier: permite mudar a logo da operadora do iPhone direto por ele, usando um ID simples para cada logo colocada, permitindo gerenciá-las de forma simples.
  • wiTunes: permite passar músicas para o seu iPhone/iPod touch via Wi-Fi, sem nenhum tipo de fio.

. . .

E não é só na blogosfera brasileira que as ferramentas do pH estão sendo comentadas: sites e blogs grandes como o iSpazio e o Linux On The iPhone (do hacker Planetbeing, criador do OpeniBoot e iPhone Linux e integrante do iPhone Dev Team) também as estão divulgando.

É importante ressaltar que a maior parte dessas soluções se encontra em fase beta e qualquer dúvida ou sugestão pode ser tratada com ele nos comentários dos artigos de cada ferramenta. Agradeço ao Pedro pela paciência que teve para responder às minhas perguntas e dúvidas, além da atenção dispensada.

Atenção: o MacMagazine não incentiva ninguém a usar uma ferramenta que, mal utilizada ou instalada, poderá danificar o aparelho de maneira irreparável. Seu uso é puramente opcional e não nos responsabilizamos pelos problemas que possam ocorrer. O intuito deste artigo foi apenas mostrar que o Brasil está presente no cenário mundial de novidades relacionadas aos gadgets da Apple.

Posts relacionados

Comentários