O melhor pedaço da Maçã.

Skype para iPhone agora disponível para nós; confira resenha completa do aplicativo

O Skype era certamente já há bastante tempo um dos aplicativos mais aguardados no iPhone/iPod touch. Há poucos dias, surgiu a informação de que ele seria lançado esta semana, oficializada finalmente na última madrugada. Sua data de lançamento foi marcada para esta terça-feira, 31/3, mas isso num aspecto global, ou seja, os japoneses tiveram acesso à novidade mais cedo que nós e, diante de tanta ansiedade, desde ontem à tarde já postamos nossas primeiras impressões sobre o app.

Publicidade
Skype no iPhoneSkype no iPhone

Bom, o dia virou e o Skype já está disponível na App Store brasileira (!) e na norte-americana — como previsto, de graça e compatível com o firmware 2.1 ou superior. Ele funciona tanto em iPhones de primeira geração quanto em iPhones 3G, porém somente em iPods touch de segunda geração, por necessitar de fones de ouvido com microfone embutido. Teoricamente (saiba mais abaixo) as ligações só funcionam via Wi-Fi, porém é possível bater papo em texto também via 3G ou EDGE/GPRS.

Estabilidade

Li e ouvi muita gente reclamar de estabilidade nas primeiras horas de uso do Skype para iPhone/iPod touch, porém em meus testes — que englobaram todas as funcionalidades do aplicativo — ele só fechou uma única vez, enquanto eu respondia um chat de texto.

Publicidade

Tirando isso, ele me pareceu super estável e rápido. Ainda assim, devemos levar em consideração que esta é a sua primeira versão liberada publicamente, então com certeza há espaço para muitas melhorias e aprimoramentos em updates futuros. Eu não me surpreenderia se em pouquíssimos dias ele já fosse atualizado na loja da Apple.

Interface

Não poderia seguir melhor os padrões da Apple, proporcionando uma intuitividade enorme. Ora, estamos falando de um aplicativo de ligações, por que não usar o visual (e até os sons!) que o pessoal de Cupertino já criou e padronizou no iPhone, não é? 😉 Foi isso o que eles fizeram no Skype.

Skype no iPhoneSkype no iPhone

A primeira aba é Contacts, onde você tem acesso à sua lista de amigos (confira a primeira imagem deste artigo). No topo, é possível filtrar pelos nomes que estão conectados, adicionar um novo colega ou fazer uma busca por palavras-chave. Tal como no Address Book do iPhone, o alfabeto na direita facilita bastante a navegação por listas enormes.

Logo depois, vêm os Chats — o equivalente ao aplicativo SMS do iPhone. As conversas são separadas por contatos e trazem uma interface de bate-papo simples e funcional. Dali mesmo você pode usar um ícone de ação (engrenagem) para iniciar uma chamada com a pessoa, ver o seu perfil ou simplesmente fechar o chat.

Publicidade
Skype no iPhoneSkype no iPhone

Call nada mais é do que o dial pad de discagem. Ele já vem preenchido com o código internacional de ligações para o Brasil (+55), mas se você quiser pode usar o botão de apagar para trocar pelo que você quiser (Estados Unidos é +1, Inglaterra é +44, França é +33 — só pra citar alguns exemplos). O mais interessante aqui, porém, não é isso, e sim o ícone no canto inferior esquerdo: o Skype é totalmente integrado ao seu catálogo de contatos do iPhone! Isso que é usabilidade.

Skype no iPhoneSkype no iPhone

O History é bem similar à versão desktop do programa, mostrando histórico de chamadas realizadas, recebidas e perdidas. Tocando em qualquer uma delas você obtém mais detalhes, pode adicionar um contato, mandar uma mensagem ou iniciar uma chamada. No canto superior direito, como não poderia faltar, é possível limpar toda a lista (Clear).

Por fim (mas não menos importante), vem a aba My Info, onde você confere e define os seus próprios detalhes, como foto (pode tirar uma com a câmera do iPhone ou escolher uma imagem qualquer da sua biblioteca do gadget), mensagem pessoal, status, crédito do SkypeOut, número online e Voicemail (secretária eletrônica). É nesta tela, também, que você pode se deslogar da sua conta ou trocar de usuário.

Skype no iPhoneSkype no iPhone

Qualidade das ligações

Realizei uma série de testes com o Breno Masi, da equipe MM, e ficamos embasbacados com o que os caras criaram. Sem dúvida alguma, e ainda considerando uma versão 1.0 (ok, pintou na App Store como 1.0.1, mas dá no mesmo), este é um dos melhores aplicativos já criados para a plataforma móvel da Apple.

Publicidade
Skype no iPhoneSkype no iPhone

Experimentamos conversar tanto do meu iPhone 3G (via Wi-Fi) com o iPhone 3G dele, quanto do meu iPhone pro Mac dele, e ainda do meu iPhone pro telefone fixo na casa dele. Nos três ambientes, não houve alterações perceptíveis de qualidade. A comunicação é instantânea e muito clara — até melhor do que uma ligação comum, a depender das circunstâncias. 😉

Skype via 3G?!

Pois é, meus caros, esta é uma grande novidade que temos para compartilhar com vocês: eu falei com o Breno via 3G! O meu iPhone estava na Wi-Fi, mas o dele rodou perfeitamente na rede da Claro em São Paulo, como você pode conferir pelas screenshots abaixo:

Skype no iPhoneSkype no iPhone

Segundo o Breno me conta, o próprio aplicativo trouxe uma mensagem de erro que se repetiu duas ou três vezes, mas, depois de insistir bastante, eis que tudo começou a funcionar sem problema algum. Aliás, ele chegou a ficar mais de meia-hora numa ligação do Skype via 3G no meio do trânsito de São Paulo hoje à tarde, sem problema algum.

Skype no iPhoneSkype no iPhone

Ainda não dá pra saber o que aconteceu, se é algum bug (isso que é bug bom!) desta primeira versão do Skype ou se a liberação é alguma particularidade da rede 3G da Claro no Brasil, mas o fato é que, oficial e teoricamente, nada disso teria que estar funcionando. Inicialmente pensamos ser algo do OS 3.0 Beta (que ele está rodando), mas experimentamos na 2.2.1 e a coisa também rolou.

Se você está curioso para ver o app funcionando, decidi gravar um videozinho de demonstração, que você confere logo abaixo. Da mesma maneira, eu liguei para o Breno do meu iPhone 3G via Wi-Fi, enquanto ele estava no dele pela rede da Claro:

[quicktime width=”550″ height=”428″]http://macmagazine.com.br/wp-content/files/2009-03-31-skype.mov[/quicktime]

O que falta?

O meio do ano vem aí e, com ele, o iPhone OS 3.0. Alguém aí tem dúvida de que o Skype será atualizado para explorar as novas APIs? No mínimo, podemos aguardar a mais básica e óbvia de todas: sistema de notificações push, que permitirá que você continue online e seja alertado sempre que houver uma nova mensagem de chat (ou até mesmo requisição de ligação, quem sabe).

Sonhar com uma liberação oficial de chamadas via 3G é ótimo, mas isso infelizmente não depende nem dos caras do Skype, nem da Apple (como muitos pensam). A limitação é imposta pelas próprias operadoras de telefonia celular, que poderiam marcar uma data de falência nos seus calendários caso esse tipo de solução começasse a se disseminar. Na minha opinião, toda essa luta delas só está adiando o inevitável. É bom que revejam seu modelo de negócios urgentemente.

Por fim, eu citaria mais uma vez videoconferência, que depende também, é claro, de um novo modelo do iPhone com uma iSight frontal. A ausência desta funcionalidade hoje nem é tão grave, visto que a transmissão em tempo real de um vídeo requer uma conexão muito mais parruda do que é preciso para áudio, simplesmente. Então, quem sabe, quando ela chegar, as coisas já estejam mais redondas.

O importante é notar que todos os recursos básicos já foram implementados, então a espera valeu a pena. Demais. O programa me surpreendeu muito positivamente e o iPhone acaba de ganhar mais um integrante para impulsionar o seu sucesso em todo o mundo. Uhu!

[Obrigado a todos os leitores que nos alertaram sobre a disponibilidade do Skype!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gmail Labs expande-se para outros idiomas, incluindo o português

Próx. Post

Tags proporciona um novo método de organização e busca de arquivos no Mac OS X

Posts Relacionados