Líder de design visual do Google vai para o Twitter

Veja só que ironia: em menos de 10 dias, Douglas Bowman anunciou que deixaria o Google — onde ocupou por anos uma posição de líder de design visual — e já começou a trabalhar no Twitter. Agora, o TechCrunch revive o rumor (citando três fontes confiáveis, por sinal) de uma possível compra do Twitter pelo Google, ou seja, em breve pode ser que o cara volte para a empresa de onde veio. 😛

O mais interessante pra nós nesta história, porém, foi uma análise feita por Buzz Andersen acerca do cargo ocupado por Doug no Google, comparando-o à Apple. Ex-empregado da firma de Cupertino (lá, ele trabalhou principalmente no Mac OS X e no Soundtrack Pro 2), ele a considera uma empresa que tende bem menos para o lado da engenharia, e muito mais para o lado do design. Enquanto isso, especula que no Google justamente o oposto é verdadeiro. De fato, ambas as empresas têm meios completamente diferentes de decidir como seus produtos funcionam e devem ser apresentados — o bacana é que eu, pessoalmente, me identifico com os dois.

Douglas Bowman

É exatamente este o principal motivo que levou Doug a deixar o Google. Em um post no seu blog, ele conta que se encheu de ter que ficar lutando e discutindo sobre decisões básicas de design com uma avalanche de engenheiros dentro da firma de Mountain View. Ele acha que o Google cresceu demais e, por isso, está se perdendo em hierarquia e atrasando definições que poderiam ser feitas de forma muito mais dinâmica.

E veja só que loucura: Doug foi um dos que mais trabalhou em modelos (templates) do Blogger depois que o Google o comprou de Evan Williams e Biz Stone, em 2003. Caso você não saiba, o Twitter é um projeto também de Evan e Biz, ou seja, se a aquisição se concretizar, esta será a segunda empresa fundada por ele que o Google terá comprado. Mas cadê a Microsoft nessa história? Vai deixar o bonde passar de novo?

Posts relacionados

Comentários