O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple impede aprovação de especificação do W3C relacionada a widgets

Logo do W3CA Apple é a principal responsável, hoje, pelo bloqueio da adoção de um novo padrão da web, de acordo com um grupo de trabalho do World Wide Web Consortium. O W3C trabalha na padronização do desenvolvimento de widgets, isto é, códigos incorporáveis através de múltiplos sites.

Publicidade

De acordo com uma matéria do site My Opera, a Apple possui uma patente (de número 5.764.992, registrada em 9 de junho de 1998) que cobre atualizações automáticas de softwares, porém sugere que o padrão de widgets pode violá-la. Enquanto isso, a firma de Cupertino recusa-se a licenciar a patente sem o pagamento de royalties.

Logo prata da AppleO W3C reuniu, portanto, um grupo de conselheiros que ficará responsável por analisar cada pedacinho do padrão proposto e verificar se as acusações da Apple são mesmo válidas. Caso um problema seja encontrado, o web standard terá que ser reajustado ou simplesmente abandonado, o que pode influenciar negativamente na expansão de conceitos da Web 2.0 e 3.0.

A Apple usa hoje uma grande variedade de widgets no Mac OS X, no iPhone e no iPod touch, mas na minha opinião tais invenções/funcionalidades não seriam afetadas em nada pela disseminação de um padrão como este. A menos que ela tenha realmente um bom motivo pra arrumar encrenca com isso, eu apoio totalmente a indignação do W3C.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileiro lança aplicativo para criação de listas diversas no iPhone/iPod touch

Próx. Post

Ballpark é um Web app que facilita o envio e gerenciamento de faturas e orçamentos

Posts Relacionados