Usuários reportam que DNSs do Virtua podem estar mascarados e apontando para site falso do Bradesco

Eu já não tenho uma história muito boa com o NET Virtua, mas graças a Deus só tenho que enfrentar aquele absurdo nas poucas vezes que vou a São Paulo. Não me espanta, agora, saber de um problema seríssimo que, se depender de relatos do nosso Fórum, já ocorre desde novembro do ano passado e ainda não foi resolvido.

Publicidade

O leitor Bruno Lellis é um dos afetados pelo caso: os DNSs do Virtua podem ter sido invadidos e estão sendo vítimas de um ataque de spoofing, uma das piores formas de se enganar alguém na internet — até porque não depende de plataforma nem requer que você clique e instale nada. Basta, por exemplo, visitar o site do seu banco preferido:

Bradesco e DNS spoofing no Virtua

Os casos reportados até então têm direta relação com o domínio do Banco Bradesco, mas podem afetar vários outros sites na internet. Neste exemplo, o usuário cai numa página que se faz passar pela oficial, mas serve, na verdade, para obter dados pessoais e confidenciais dos usuários — pedindo-lhes o máximo de informações sobre suas contas e cartões de crédito.

Publicidade

O blog Walrus investigou o problema e obteve a informação de que a NET estaria “trabalhando no caso” — desde quando e até quando, ninguém sabe. Por enquanto — e para sempre, eu diria —, a recomendação que fica é: não use os DNSs do Virtua. Opte por um serviço alternativo e confiável, como o famosíssimo OpenDNS (que, por sinal, acho que todos deveriam usar, até pelos recursos adicionais que ele oferece gratuitamente).

Também fica a dica do Daniel Zanella, que achei bem bacana e pertinente: sempre que for usar Internet Banking, comece digitando a sua senha errada. Se for um golpe, o sistema “dará acesso” normalmente. Se não, é só digitar a correta e trabalhar tranquilamente.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…