O melhor pedaço da Maçã.

Governo dos EUA alerta público sobre uso do Apple Vision Pro ao dirigir; veja situações inusitadas com o aparelho

O secretário de transporte do governo dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, foi ao X (antigo Twitter) ontem para pedir que fãs da Apple não utilizem o mais novo aparelho da empresa, o Vision Pro, enquanto dirigem um automóvel pelas estradas do país, mesmo que o carro tenha algum recurso de piloto automático.

Publicidade

O alerta veio logo após uma série de vídeos de pessoas realizando atividades no mínimo inusitadas com o headset de realidade mista (AR/VR) da Maçã viralizarem na internet. Buttigieg chegou, inclusive, a anexar um desses vídeos em sua postagem, o qual mostra um jovem pilotando um Cybertruck, da Tesla, enquanto interage com o seu Vision Pro — isso com as mãos completamente fora do volante.

Lembrete: TODOS os sistemas avançados de assistência ao motorista disponíveis atualmente exigem que o motorista humano esteja sempre no controle e totalmente envolvido na tarefa de dirigir.

Alguns desses vídeos, é verdade, são apenas esquetes feitas justamente para polemizar nas redes. Acontece que, sejam eles encenados ou não, a prática continua sendo ilegal, uma vez que a lei dos EUA obriga os condutores a se manterem completamente focados na direção o tempo todo, não importa a situação.

Como notado pelo Gizmodo, alguns estados americanos até citam produtos como o Vision Pro na suas respectivas listas de dispositivos que não devem ser manuseados durante uma viagem de carro pelo motorista. O diretor do Departamento de Segurança Pública do Alaska, Austin McDaniel, por exemplo, explicou ao site que o uso de dispositivos de VR/AR ao dirigir é uma contravenção que pode ser tratada como crime, caso isso acabe em um acidente com pessoas feridas ou mortas.

Vision Pro… no metrô?

Como dito, desde o seu lançamento, na última sexta-feira (2/2), o Vision Pro tem protagonizado uma série de vídeos virais na internet que mostram pessoas usando o dispositivo em lugares nada convencionais, como em restaurantes, academias e até mesmo no metrô (haja coragem…).

Publicidade

Por mais que boa parte desses vídeos sejam meras encenações (alguns deles, inclusive, com boas doses de truques de edição), eles não deixam de mostrar o impacto que o headset de realidade mista da Apple já está exercendo na cultura popular dos EUA e na internet.

O professor de engenharia da computação Alvaro Cintas [@dr_cintas] reuniu algumas dessas postagens em um fio bem bacana no X, o qual começa com uma foto de dois rapazes comendo em um restaurante enquanto vestem seus headsets.

Todo grande produto tecnológico traz os melhores memes e as situações de uso estranhas.
Esses são os 10 melhores sobre o novo Vision Pro da Apple:
Não há um telefone à vista (mas a que custo).

Outro vídeo mostra um rapaz usando o Vision Pro enquanto se exercita numa academia — assistindo a algum vídeo com dicas de treinos, talvez? 😅

Publicidade

Esse aqui, por sua vez, teve a coragem de levar o seu Vision Pro consigo para o metrô — aparentemente em horário de pico, diga-se:

Nada como sair para dar aquela caminhada com o seu headset de realidade mista preferido, não é verdade?

Publicidade

Outro vídeo que fez sucesso nos últimos dias foi um publicado pelo famoso YouTuber Casey Neistat. Nele, o criador de conteúdo tenta realizar tarefas comuns do dia a dia em Nova York enquanto usa o Vision Pro:

YouTube video

Em certo momento do vídeo, Neistat diz que, após um tempo com o headset na cabeça, seu cérebro parece ter dado um “clique” e passado a interpretar as imagens do headset como sendo a sua visão real — o que só prova a capacidade de imersão do dispositivo.


A Apple, vale notar, aconselha os seus usuários a vestirem os seus Visions Pro apenas em “áreas controladas e seguras” em uma página de suporte. Ela também é categórica ao dizer que seu produto nunca deve ser usado ao “operar um veículo em movimento, bicicleta, maquinário pesado ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança”.

Além disso, o Vision Pro até conta com um Travel Mode que permite utilizar o headset em movimento (como em um carro ou avião). Essa configuração, porém, foi feita pensando apenas em passageiros, o que torna muitos dos usos acima completamente inviáveis.


Comprar Apple Vision Pro de Apple 🇺🇸 Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Phil Schiller comenta os riscos de lojas alternativas de apps no iOS

Próx. Post

PF apreende carga milionária de produtos da Apple no Aeroporto de Belém

Posts Relacionados