Rumor: iPhone OS 3.0 virá com controlador de voz “Jibbler” e sistema de feedback à la iPod shuffle 3G

Discagem de voz no iPhoneFontes do Ars Technica encontraram evidências de uma funcionalidade de controle de voz em arquivos internos do iPhone OS 3.0. O recurso, de codinome “Jibbler”, também trará respostas de voz sintetizadas, tal como o iPod shuffle de terceira geração.

Aparentemente o “Jibbler” funcionará como um adicional para o app SpringBoard (aka Finder do iPhone), trabalhando “por trás da cortina” no gerenciamento da Home Screen (Tela Início) e lançando aplicativos — em conjunto com o Spotlight, provavelmente. No iPhone, ao contrário do shuffle, a sintetização de voz seria feita em tempo real, ao invés de previamente pelo computador.

As classes e métodos encontrados foram: VSSpeechSynthesizer, VSRecognitionSession, SBVoiceControlDisableHandlerActions, SBSensitiveJibblerEnabled e SBVoiceControlSoundCompletion, em que SB refere-se à SpringBoard e VS a “Voice Services”, isto é, “Serviços de Voz”.

É, se o rumor se confirmar, será menos um recurso na lista de pedidos de usuários e/ou potenciais consumidores do iPhone: discagem por voz. E com uma API específica adicionada ao iPhone SDK, coisas ainda mais interessantes poderão (e deverão) vir por aí.

Ainda não se sabe, porém, se essa novidade dependerá de um novo hardware aguardado para o meio do ano ou se o update também permitirá que iPhones já existentes usufruam dos recursos.

Posts relacionados

Comentários