O melhor pedaço da Maçã.

Testamos o Tweetie para Mac, lançado pela atebits

TweetieA atebits — também responsável pelo Scribbles — já havia anunciado antecipadamente o lançamento do Tweetie para Mac, que foi hoje disponibilizado pela empresa. Ele tem sido bem elogiado em sua versão para iPhones/iPods touch e mais uma vez agrada bastante nesta nova versão para desktops.

Publicidade

Eu sou usuária assídua do Twitter, mas nunca me dei bem com clientes e plugins do serviço. Sempre preferi acompanhar os tweets pelo browser — tanto no Mac, quanto no iPhone. Ainda assim, instalei o Tweetie por aqui! E, pra minha surpresa, não é que estou gostando?

O Tweetie é simples de usar e traz as funções básicas de follow (seguir), reply (responder), direct messages (mensagens diretas), visualizar o perfil de um usuário e opções de atalhos pra facilitar o seu uso diário. Além dessas, aí vão os principais diferenciais…

Testando o Tweetie

Múltiplas contas

Um ponto que faz diferença em relação a outros programas é a possibilidade de adicionar mais de uma conta. Testei com a minha e a do MacMagazine, e é bem fácil alternar entre elas na mesma janela. Um problema que notei é que não tem como desabilitar uma das contas temporariamente… Só deletando, mesmo.

Conversas

Os replies mostram não só as mensagens que começam com o nome do usuário, mas também todas as citações, coisa que nem o próprio Twitter faz, às vezes… 😛 Clicando duas vezes em um tweet, os replies são exibidos na sequência de resposta, o que facilita acompanhar o assunto e não ficar perdido.

Testando o Tweetie (Conversas)

As mensagens, replies e direct messages são exibidas no estilo iChat — assim como na versão para iPhones/iPod touch —, destacando as suas respostas em balões azuis.

Busca

A busca de termos me pareceu boa, mas senti falta de o termo procurado ficar destacado, como acontece nas buscas pelo antigo Summize. Você pode deixar a busca numa janela separada e ela é atualizada com novas mensagens para acompanhar o que estão falando sobre o assunto. Isso também funciona para as tags iniciadas com “#”, que já tornam-se links nos próprios tweets.

Testando o Tweetie (Busca)

Envio de fotos e links

O programa usa serviços como o TwitPic para facilitar o envio de imagens e tem um plugin para inserir no browser e criar links com o TinyURL.com ou outros serviços semelhantes. As imagens enviadas por esses serviços podem ser pré-visualizadas, sem necessidade de abrir o link no browser. Bem mais prático, não?

Notificações

Os tweets são atualizados a cada seis minutos ou manualmente e o ícone na barra de menus fica azul para alertar sobre novas mensagens. Para uma próxima atualização, espero que tenha a opção de configurar o tempo em que os tweets são atualizados, além de um botão de “atualizar” na própria janela.

Publicidade

. . .

O que achei bem estranho, no entanto, foi o preço: US$15 (e vai subir para US$20 em maio!). Para um software tão pequeno e com diversos concorrentes gratuitos, prefiro ficar com a versão free, que vem com anúncios entre os tweets, de tempos em tempos. Como o próprio site da atebits brinca, os anúncios são até bonitinhos — nada piscando em cores berrantes — e nem são tantos assim, então… Não vi problemas nisso.

É claro que poderia ser melhor: sinto falta de poder filtrar os usuários por grupo, por exemplo, mas fui testá-lo cheia de receios e acabei gostando do tal Tweetie. Vou até dar uma chance para ele no meu iPhone, e aí digo se também aprovei. 😉

Tem Twitter? Interessou? Este é o link para comprar ou baixar a versão gratuita. Ele é um binário universal, compatível com o Mac OS X 10.5 ou superior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Negócio de Macs da Apple poderá diminuir pela primeira vez desde 2003

Próx. Post

Rumor: iPhone OS 3.0 virá com controlador de voz “Jibbler” e sistema de feedback à la iPod shuffle 3G

Posts Relacionados