Apple pretende dar controles avançados de áudio ao Safari

Ícone do Safari 5

Safari 4O AppleInsider encontrou registros de uma patente da Apple que descreve o processo de adição de controles de áudio avançados ao Safari, a fim de dar aos seus usuários a possibilidade de silenciar alertas indesejados vindos de certos sites sem atrapalhar a execução de conteúdo multimídia vinda de outros aplicativos.

Publicidade

A seguir, você confere a justificativa dada pelos engenheiros que trabalham no recurso:

Quando o usuário navega por um site, a execução de músicas, jingles publicitários, ruídos, efeitos sonoros ou de voz provindos dele podem interferir no seu prazer de estar ouvindo alguma coisa de sua biblioteca musical. Muitas vezes, o sistema de controle de áudio oferecido pelo sistema operacional afeta a reprodução desejada pelo usuário e não acaba com as reproduções indesejadas.


A solução proposta pela Maçã é adicionar ao próprio navegador controles dedicados a ajustar o volume do áudio proveniente de sites da internet. Com eles, os usuários poderiam configurar o volume desejado ou até desativar o áudio por completo. Como alternativa, regras podem ser pré-estabelecidas para determinar qual site pode ou não ter reprodução de áudio — além da sua respectiva intensidade — por meio de um painel de preferências a ser adicionado no navegador.

Controles de áudio para o Safari

Publicidade

Pelo que indicam as descrições fornecidas pela Apple no pedido de patente, esse recurso pode ser implantado em qualquer versão do Safari, incluindo “em um dispositivo móvel”. Isso nos dá duas conclusões: a primeira é que isso pode surgir em breve, tanto na versão desktop do navegador quanto no iPhone OS — talvez ainda para o Safari 4.

Além disso, fica claro que esse recurso está direcionado para as novas tags audio e video que foram incluídas no navegador graças ao suporte à HTML 5 para a adição de conteúdo rico na web sem a necessidade de plugins. Obviamente, esses controles de volume também servirão para desativar áudio do Flash Player, por exemplo.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…