Mac OS X 10.6 Snow Leopard Server virá com sistema de acesso móvel para o iPhone

Remote Access no Snow Leopard Server

Com base em informações obtidas nos builds do Snow Leopard distribuídos para desenvolvedores, na própria página resumida sobre o produto e nas sessões de conferências listadas para a Worldwide Developers Conference 2009, o AppleInsider especula que o Mac OS X 10.6 Server virá com serviços de acesso móvel específicos para o iPhone.

Do site da Apple (imagem acima):

Remote Access

Secure remote access to your business network has never been more critical than in today’s increasingly mobile world. Snow Leopard Server delivers push notifications to mobile users outside your firewall, and a proxy service gives them secure remote access to email, address book contacts, calendars, and select internal websites.

De uma sessão específica da WWDC ’09:

Deploying Mobile Access Server

Secure remote access to your business network has never been more critical than in today’s increasingly mobile world. The Mobile Access Server provides a path through a corporate firewall for IMAP, SMTP, HTTP, and CalDAV without using VPN. Learn about the features of, and deployment tips for, this powerful new service in Snow Leopard Server.

A ideia da Apple seria aproveitar a popularidade do iPhone/iPod touch dando a usuários corporativos um novo Mobile Access no Snow Leopard Server para proporcionar acesso seguro a emails, contatos, calendários e serviços intranet de web, com uma solução bem mais em conta que o Microsoft Windows Server, antes só disponível no mundo Apple através de softwares de terceiros e com conexões VPN.

A tabela abaixo compara os custos de servidores Apple e Windows equiparados:

Windows Server vs. Mac OS X Server

Fontes afirmam que a tecnologia da Apple será baseada no conceito de um servidor de proxy, oferecendo um acesso mais seguro sem forçar clientes a se conectarem manualmente. O sistema também envolveria funcionalidades de cache e filtro de conteúdos, junto com um “proxy reverso” que garantiria criptografia SSL para saída de emails e conteúdos web. Os formatos suportados incluem IMAP, SMTP, HTTP e CalDAV.

Em suma, isso tudo mostra que a Apple cada vez mais visa ao mercado empresarial, atacando de todas as frentes: hardware (Xserve), sistema operacional (Mac OS X Server), software (Apple Remote Desktop e afins) e também no segmento móvel (iPhone OS). Ainda não se sabe, porém, como a Apple pretende oferecer comunicação e compatibilidade com dispositivos de terceiros no Snow Leopard.

Posts relacionados

Comentários