QuickTime X Player oferecerá recurso para gravação de screencasts

Ícone do Quicktime BroadcasterSegundo desenvolvedores envolvidos em testes nos últimos betas do Mac OS X 10.6 Snow Leopard distribuído pela Apple, o QuickTime X Player recebeu uma atualização que trouxe a público um recurso que não era previsto em sua descrição oficial no site da Apple: trata-se da possibilidade de você capturar vídeo da sua tela para uso em screencasts, algo que hoje só está disponível em utilitários pagos, como o Snapz Pro X e o ScreenFlow.

De acordo com eles, o recurso foi encontrado sob a forma de uma opção no menu File chamada “Screen recording”. No momento, tudo que ela faz é alertar o usuário sobre o início da captura e logo desaparece, sendo que um controle para encerrar a gravação fica disponível a qualquer momento na barra de menus do sistema. Apesar de ser ótimo ter algo do tipo funcionando nativamente no Mac OS X para gravação de screencasts, o que ficou claro é que a novidade não traz a mesma flexibilidade para edição ou configuração que os softwares pagos.

O estranho é que o recurso não estava funcionando nesses builds mais antigos, mesmo com toda essa metodologia de interface já implementada: os arquivos gerados por ele são armazenados em uma pasta configurada nas preferências, mas ao abri-los simplesmente não há nada. Contudo, ainda não se sabe se a gravação de tela está funcionando no beta mais recente, que foi liberado durante a última semana para um pequeno número de desenvolvedores.

Posts relacionados

Comentários