Dicas do dia: o que fazer quando o iPhone ou um aplicativo travam?

O iPhone OS, em sua versão atual (2.2.1), está mais estável do que nunca. A Apple corrigiu boa parte dos bugs de versões anteriores e deixou ele redondinho — não é à toa que o sistema não é atualizado desde o final de janeiro e nem se fala de uma 2.2.2 ou 2.3, só da 3.0. Ainda assim, pode ser que você tenha de vez em quando algum problema com o sistema ou, principalmente, com algum aplicativo.

O que fazer, nesses casos?

Quit ou Force Quit

Se um aplicativo parou e não vai pra lugar nenhum, a primeira tentativa é tentar voltar à Home Screen (Tela Início), pressionando uma vez o botão Home, na parte inferior central do iPhone.

Caso isso não adiante, você precisa fechar o programa forçadamente. Para isso, ao invés de simplesmente apertar o botão Home uma vez, segure-o por 6-8 segundos. Isso funciona como Force Quit (o equivalente a Command + Option + Esc, no Mac OS X).

Problemas no iPhone

Uma alternativa que funciona de vez em quando é apertar o botão Home duas vezes seguidas, que faz o iPhone chamar a tela de favoritos e, muitas vezes, fechar o app travado.

Resetar o iPhone

Caso nada disso aí em cima funcione, pode ser que todo o iPhone OS tenha congelado. Aí, meu caro, só resetando o aparelho. Mas não se preocupe, é bem simples.

Segure o botão Home e o de Sleep/Wake simultaneamente por cerca de 10 segundos:

Problemas no iPhone

O aparelho será desligado e reiniciado, mas nenhuma de suas configurações será perdida.

Desligando o iPhone

Em alguns casos, pode ser que o seu iPhone não esteja travado, mas aja de forma estranha e/ou lenta. Nessas ocasiões, é bom desligar o aparelho, esperar alguns segundos, e então ligá-lo de volta.

Por increça que parível, muita gente não sabe como fazer isso. Basta segurar o botão superior (Sleep/Wake) até um slider vermelho aparecer no topo da tela:

Problemas no iPhone

Deslize o dedo e espere o telefone ser totalmente desligado.

[Dica do Rafael Quintana, obrigado!]

Posts relacionados

Comentários