O melhor pedaço da Maçã.

iPhone lidera (de novo) pesquisa de satisfação da J.D. Power

Em novembro passado o iPhone foi o primeiro colocado em uma pesquisa de satisfação da J.D. Power and Associates com usuários corporativos. Desta vez, a pesquisa foi com os donos de smartphones em geral e, que surpresa, o iPhone pwnou a concorrência, com 791 pontos, numa escala até 1000. Veja abaixo uma tabela-resumo:

Publicidade

J.D. Power - pesquisa de satisfção com smartphones

Na verdade, o único quesito em que o smartphone com uma maçã no verso não levou nota máxima foi Bateria — algo que realmente deixa a desejar, principalmente agora que os apps estão ficando mais e mais complexos. Contudo, eu digo, como o Guy Kawasaki, que é melhor ter um aparelho bom cuja bateria dure um dia do que um meia-boca que dure uma semana. Interessante notar que este foi o único quesito em que a Research In Motion (RIM) foi bem cotada.

Segundo os consumidores domésticos relataram à pesquisa, facilidade de operação e sistema operacional são os dois quesitos mais importantes num smartphone (30% e 22%, respectivamente), enquanto apenas 9% declararam que a bateria é o fator principal. Isso explica o sucesso do iPhone… Interessante notar que quem se deu bem também foi a LG, que ficou em segundo lugar entre os smartphones (772) — e no topo (773) da pesquisa relativa aos celulares tradicionais, nada mal. A Palm só ficou à frente da Motorola, última colocada, mas esse mal desempenho poderá mudar ano que vem (ou não), com a chegada do Palm Pre.

Publicidade

Entre outras informações levantadas pela 2009 Wireless Consumer Smartphone Costumer Satisfaction, está o fato de que a satisfação dos consumidores com seus “telefones inteligentes” em geral aumentou consideravelmente, em relação ao ano passado, e que são enviados 17 emails por dia, em média, usando estes aparelhinhos. Mais de 80% das pessoas relataram que os aplicativos para gerenciamento de informações pessoais nos telefones (agenda de endereços e listas de afazeres) as ajudam a se organizar melhor.

“Conforme consumidores continuamente adotam telefones celulares com uma experiência Web completa, programas multimídia avançados e downloads nas redes 3G, a satisfação geral com estes produtos deverá aumentar”, relata Kirk Parsons, diretor sênior de serviços wireless na J.D. Power and Associates. Ele complementa dizendo que “é crucial, porém, que os fabricantes assegurem que estas funções sejam intuitivas”. Acho que isto está bem encaminhando, em termos de Apple… 😉

Você pode conferir o press release completo da pesquisa aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: Apple lançará Macs mais baratos

Próx. Post

“Laptop Hunters”, take 4: esta é a Sheila

Posts Relacionados