O melhor pedaço da Maçã.

Show Me How To Play, uma alternativa ao “Learn to Play” do GarageBand ’09

Colaboração especial por Vitor Amancio.

Publicidade

Acredito ter encontrado a fonte de inspiração da Apple ao incorporar o “Learn to Play” no GarageBand ’09 (como já sabemos, indisponível para brasileiros): o site Show Me How To Play, criado em 2008, oferece uma série de serviços para quem quer aprender a tocar as músicas de suas bandas favoritas e ainda oferece aulas bem elaboradas para diversos instrumentos.

Logo do Show Me How To Play

O conceito é bastante interessante: retratar, em uma única tela dividida em quatro partes, como os instrumentos da banda se comportam durante a música. Os vídeos devem ser reproduzidos no Multiplayer, um programa que possibilita uma série de recursos, como por exemplo o “Solo”, que silencia os demais instrumentos para que o ouvinte perceba com mais detalhes o som de um baixo ou de um teclado, por exemplo.

Outra opção interessante, principalmente para quem toca guitarra, é o “Playback”, que reduz a velocidade de reprodução permitindo ao usuário seguir com exatidão aquele solo “impossível” de uma determinada música.

Publicidade

O acervo do site não é tão grande quanto uma iTunes Store da vida, mas compreende alguns sucessos de bandas internacionais.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0v4ytanDHrY[/youtube]

O Multiplayer está disponível de graça para Mac e PC, e vem com uma faixa bônus — Smells Like Teen Spirit, do Nirvana — que pode ser baixada do site. Porém, como nem tudo são flores na vida dos pobres usuários, as demais músicas precisam ser compradas. Cada faixa custa 2 libras esterlinas, mas vale lembrar que a cotação dela é maior que a do dólar (hoje, ela está próxima dos R$3,20). A compra é feita através do PayPal ou do SecureTrading.

Para aqueles que não sabem tocar nem um reco-reco, o site disponibiliza uma seção de aprendizado, onde o usuário tem acesso a vários vídeos ensinando como se tocam alguns instrumentos. O pacote de aulas para um determinado instrumento custa 4 libras esterlinas.

Para quem gosta de música e quer arriscar um solo na guitarra ou no baixo — ou não sabe nada mesmo e quer aprender —, esse site é um prato cheio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chefe de estratégia do Microsoft Xbox vai para a Apple

Próx. Post

5CLICKS cria versão do site Troféu Globo Minas otimizada para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados