Dica: como ouvir ou assistir a podcasts muito pesados via 3G no iPhone

Se você tem um iPhone 3G e costuma acompanhar podcasts e/ou videocasts, sabe que, enquanto conectado à rede da sua operadora de telefonia celular, está limitado a baixar programas de no máximo 10MB — novidade esta, inclusive, implementada pela Apple no firmware 2.2.

O número pode parecer grande, mas hoje em dia é super comum programas pesarem mais do que isso, e depender de Wi-Fi para fazer o download é muito chato. Felizmente, já descobrimos que é bem capaz que a Apple remova o limite quando lançar o iPhone OS 3.0, mas isso ainda não foi confirmado por ela e não são todas as pessoas que farão o upgrade para a nova versão do sistema — especialmente donos de iPods touch, que terão que pagar US$10 por ele (bom, mas aí não faz diferença: iPod touch não tem 3G).

Podcasts via 3G no iPhonePodcasts via 3G no iPhone

Enquanto o “problema” não se resolve, trazemos aqui uma alternativa para você que quer usar sua rede 3G com podcasts acima de 10MB: navegando pela iTunes Store no seu iPhone, escolha o programa desejado e, ao invés de tocar no botão da direita (“Free”) e depois pedir para fazer o download (o que daria o erro que você confere aí em cima, à direita), simplesmente toque _no título_ do episódio em si.

O que acontece? 🙂 Ao invés de fazer o download do podcast e armazená-lo no seu aparelho, o iPhone faz streaming do arquivo e começa a reproduzi-lo imediatamente — tanto áudio quanto vídeo. E ele não faz checagem alguma do tamanho do arquivo, o que é uma ironia, visto que os dados serão transferidos da mesma forma pela rede da sua operadora. Pode experimentar até num de mais de 100MB, você verá que funciona!

Podcasts via 3G no iPhone

A desvantagem disso, claro, é que você não será avisado de novos programas (por não estar baixando um novo episódio pela sua assinatura normal) e nem armazenará o arquivo em seu iPhone — ou seja, ele não será sincronizado com o Mac/PC quando conectar o gadget ao computador. Outro detalhe é você não pode sair do media player e fazer outras coisas no aparelho. Mas tirando isso, a solução é ótima. 🙂

Podcasts via 3G no iPhone

Lembre-se, porém, que a transmissão de dados continua ocorrendo da mesma forma, ou seja, se você tiver um plano de dados 3G limitado, tome cuidado pra não estrapolar a sua cota e depois tomar um susto quando a conta chegar no final do mês. Além disso, é bom notar que o consumo de bateria, nesse caso, costuma ser bem maior do que o normal.

Posts relacionados

Comentários