O melhor pedaço da Maçã.
Tada Images / Shutterstock.com
Siri no iPhone

Apple está investindo milhões por dia em IA para aprimorar a Siri no iOS 18

De acordo com o The Information, a Apple teria aumentado significativamente seus investimentos em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, com foco na melhoria da Siri no iOS 18 — atingindo uma média de milhões de dólares… por dia!

Publicidade

Ainda que o chefe de IA da Apple, John Giannandrea, tenha expressado certo descrédito com relação aos chatbots de inteligência artificial, parece que a empresa tem trabalhado discretamente na tecnologia nos últimos quatro anos.

Segundo a reportagem, há uma equipe da Maçã, composta por apenas 16 pessoas, que tem treinado modelos de linguagem. A empresa teria investido “milhões de dólares” nesse empreendimento, segundo relatos.

O objetivo disso tudo seria tornar a Siri mais inteligente e capaz de automatizar tarefas de várias etapas com comandos de voz, semelhantes ao aplicativo Atalhos (Shortcuts), que atualmente requer configuração manual.

Publicidade

A reformulação da Siri no iOS 18 visaria simplificar tarefas como criar GIFs a partir de fotos e enviá-los para amigos, por exemplo; tudo poderia ser executado em uma única ação ativada pela voz do usuário.

O The Information contou, ainda, que a Apple planeja integrar a assistente de forma mais profunda ao app Atalhos, que se tornou fundamental nos sistemas operacionais da empresa — principalmente no iOS —, oferecendo uma variedade de automações.

Além disso, a competição com o Google estaria incentivando a Maçã a buscar um lançamento antecipado ou simultâneo com a concorrente, dado que ela também estaria trabalhando para aprimorar as capacidades da sua assistente.

Vale ressaltar que a Apple tem persistido no que diz respeito à privacidade e ao processamento de dados no dispositivo, algo que a diferencia no mercado. Contudo, a adoção de modelos de linguagem avançados apresenta uma dificuldade para equilibrar a privacidade e a funcionalidade.

Publicidade

Com o iOS 17 prestes a ser lançado, a Siri ganhará melhorias em alguns recursos, como o reconhecimento e a resposta a múltiplas solicitações consecutivas, e a eliminação da palavra de ativação “Hey” (disponível apenas em inglês, por ora).

É possível esperar que o iOS 18 traga mais novidades para a assistente da Maçã, mas ele só deverá ser apresentado na WWDC24, a qual deverá acontecer em junho do próximo ano — conforme a tradição. Daqui para lá, ficaremos atentos a tudo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Modem 5G da Apple poderá estrear em 2025, diz Kuo

Próx. Post

MLS Season Pass “explodiu” em assinaturas na chegada de Messi aos EUA

Posts Relacionados