Citrix se apresenta ao iPhone com o Receiver

Citrix ReceiverAs reviravoltas do universo de virtualização e datacenter parecem não ter fim. Ou melhor, a briga pelo domínio dele indica que apenas está para começar. A Citrix deu mais provas desta tendência com os seus últimos lançamentos: um aplicativo de sua tecnologia para o iPhone e o seu novo programa de virtualização para Mac, o XenClient.

Os lançamentos ocorreram em meio ao seu evento anual, o Citrix Synergy, que foi realizado entre os dias 4 e 7 deste mês e reuniu mais de três mil pessoas, entre parceiros e clientes. Em meio a conferências, a fabricante apresentou como destaque o Citrix Receiver for iPhone.

A ferramenta, que já pode ser baixada na App Store, permite que usuários da tecnologia Citrix acessem os aplicativos da sua companhia pelo iPhone, supostamente com uma velocidade muito maior do que a já oferecida por ferramentas existentes no mercado, como o VNC.

O Citrix Receiver for iPhone deve ser usado em “par” com um software gerenciador — o também recém-lançado Dazzle —, que torna o Receiver muito interessante, pois permite que gerentes de tecnologia e CIOs escolham os aplicativos que podem ser acessados remotamente, a dedo, por meio de uma interface gráfica muito semelhante à do iTunes.

Dazzle em par com o Receiver

E para esquentar ainda mais a concorrência no mercado de virtualização, a Citrix deu mais detalhes sobre a sua tecnologia de virtualização própria. O tema, que vem sendo discutido desde que a companhia comprou a Xen, ganhou mais contorno depois que a Intel declarou apoio ao desenvolvimento dela. Durante o mesmo evento Citrix Synergy, os detalhes dessa discussão toda foram apresentados.

De acordo com a fabricante, o seu produto de virtualização terá melhor performance e segurança por não depender do kernel de um sistema operacional, mas somente do hardware (bare metal, em inglês). O cliente da tecnologia para desktops, o XenClient , também foi apresentado durante evento e tem versão para Mac. O plano de desenvolvimento do software não aponta uma data de lançamento oficial ainda, por isso vamos aprofundar as discussões sobre ele num artigo à parte, em breve.

Posts relacionados

Comentários