O melhor pedaço da Maçã.

Donos de notebooks da Apple, HP e Dell processam NVIDIA por chips gráficos defeituosos

Logotipo NVIDIACinco donos de notebooks da Apple, HP e Dell combinaram seus processos contra a NVIDIA em uma tentativa de forçar a fabricante a substituir chipsets gráficos reconhecidamente defeituosos. Eles ajuizaram um reclamação na semana passada na Corte Federal de San Francisco (Estado Unidos) acusando a NVIDIA de violar as leis que protegem os consumidores.

Publicidade

A NVIDIA reconheceu os defeitos de construção em seus chipsets em julho de 2008, informando que um número significativo de processadores gráficos antigos haviam sido distribuídos com os problemas e que mais de US$196 milhões estavam disponíveis para pagar pela substituição dos mesmos.

A Apple reconheceu o problema nas GeForce 8400 e 8600 em outubro, alegando que ela não poderia fazer nada a não ser esperar que seus notebooks apresentassem problemas. Mas a firma de Cupertino garantiu a seus consumidores que qualquer máquina que apresentasse problemas seria reparada gratuitamente — até dois anos após sua compra. Dell e HP disponibilizaram updates de BIOS desenvolvidos pela própria NVIDIA que aumentavam a velocidade de giro dos ventiladores das GPUs para tentar reduzir as chances de defeito por superaquecimento. Posteriormente, ambas estenderam a garantia dos notebooks afetados e, em alguns casos, ofereceram reparo gratuito.

Publicidade

Os cinco donos de notebooks que estão processando a NVIDIA acreditam que os processadores defeituosos poderão levar a problemas maiores com o passar do tempo, como degradação da vida útil da bateria, menor performance do sistema e barulho excessivo. Acreditam, ainda, que a solução apresentada apenas garante que os computadores não apresentarão defeito dentro do prazo de garantia, deixando usuários para lidar com problemas reais que poderão aparecer após um período mais longo.

A acusação espera que o processo seja considerado um caso de ação popular, o que envolveria milhões de donos de notebooks e poderia forçar a NVIDIA a trocar todos os chipsets defeituosos (e ainda pagar por danos causados).

[Via: Computerworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

De graça, até injeção na testa! XLII

Próx. Post

SlingPlayer Mobile for iPhone chegará finalmente à App Store hoje à noite (somente via Wi-Fi)

Posts Relacionados