De acordo com o MacRumors, a Apple está planejando descontinuar seus serviços de suporte em redes sociais — como o X (antigo Twitter) e o YouTube — e no site da Comunidade de Suporte em 1º de outubro; as informações são de fontes anônimas.
Isso, contudo, não quer dizer que as páginas serão excluídas. De acordo com o site, a partir dessa data a Apple simplesmente não irá mais responder diretamente às perguntas dos clientes por meio desses canais com atendimento humano.
A conta @AppleSupport, famosa por compartilhar dicas úteis e interagir com os clientes, deverá passar a publicar respostas automáticas que orientarão os clientes a utilizarem outras formas de contato para obter ajuda.
A Maçã também poderá deixar de oferecer suporte nos comentários dos vídeos de suporte no YouTube. Além disso, a função Especialista da Comunidade, que era paga, deverá ser progressivamente encerrada nos fóruns da Comunidade de Suporte.
Cerca de 150 funcionários que atualmente trabalham em funções de suporte em redes sociais deverão migrar para cargos de suporte por telefone dentro da empresa. Prevê-se que o treinamento para essas posições seja concluído até o final de novembro.
Ao que parece, contudo, não será permitido que esses funcionários mudem para outras funções de suporte via chat, a menos que haja uma necessidade médica específica.
Caso essa decisão seja verídica, marcará uma mudança significativa na forma como a Apple tem tratado o suporte ao cliente desde 2016. Curiosamente, essa escolha vem em meio a mudanças no cenário das redes sociais, principalmente à controversa aquisição do Twitter por Elon Musk e sua mudança de nome para X.
Ainda segundo as fontes citadas pelo MacRumors, a Apple teria justificado essas mudanças enfatizando que muitos clientes preferem suporte por telefone. Procurada, ao menos até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o assunto.
Atualização, por Bruno Cardoso02/10/2023 às 12:51
Como notado também pelo MacRumors, a Apple realmente parece ter encerrado o seu atendimento pelo Twitter X ontem, já que alguns usuários relataram ter recebido mensagens automatizadas ao tentarem entrar em contato com o perfil. As mensagens, segundo as informações, traziam links que redirecionavam consumidores para a página oficial de suporte da empresa.
Isso inclui tanto dúvidas enviadas pelo seção de mensagens diretas do X quanto em repostas de posts no feed. A empresa também parece ter encerrado o suporte humano em comentários de vídeos do seu canal no YouTube.
A Apple também removeu uma frase da sua biografia na rede social comandada por Elon Musk que dizia “disponível todos os dias para responder às suas perguntas”.