O melhor pedaço da Maçã.

Qualcomm lança novo chip ARM para laptops, concorrente do M1

Snapdragon 8cx Gen 3

Ontem, a Qualcomm anunciou a sua nova geração de processadores móveis, destinados a equipar grande parte dos smartphones Android topos-de-linha no ano que vem.

Publicidade

Hoje, contudo, ela tornou sua atenção para o mercado de laptops, com o seu novo processador ARM Snapdragon 8cx Gen 3 — o qual oferece belos ganhos de performance em relação ao Gen 2 e chega para competir justamente com o M1, o M1 Pro e o M1 Max.

Antes de mais nada, vale notar que o 8cx Gen 3 é o primeiro processador para Windows a ser construído na arquitetura de 5 nanômetros. Digo “para Windows” pois Macs já contam com tal avanço há mais de um ano, com o processador M1.

De qualquer forma, o novo processo de fabricação promete uma performance 85% superior em termos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e 60% de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. em comparação à geração passada. A empresa ainda deixou claro que o chip possui uma performance por watt 60% superior a processadores da arquitetura x86.

Em termos de conectividade, o Snapdragon 8cx Gen 3 não conta com modem 5G integrado, mas oferece suporte aos modems Snapdragon X55, X62 ou X65 5G, além de Wi-Fi 6/6E e Bluetooth 5.1.

O processador ainda traz suporte a até quatro câmeras simultâneas, ou uma câmera de 24 megapixels, 4K com HDR3High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. e suporte a telas com taxas de atualização variáveis de até 120Hz — e até dois monitores externos com resolução 4K, além de recursos de segurança aprimorados e autonomia de bateria de mais de 25 horas (porém sem maiores detalhes sob quais condições).

O chip também conta com grandes ganhos em termos de inteligência artificial. Com o novo Spectra ISP, a Qualcomm promete melhor foco automático, balanço de branco e exposição para videoconferências, junto a recursos de cancelamento de ruído e eco para áudios melhorados.

Publicidade

Junto ao Snapdragon 8cx Gen 3, a Qualcomm também lançou o Snapdragon 7c Plus Gen 3, dedicado a notebooks de entrada. Este ainda conta com arquitetura de 6nm, mas promete uma CPU 60% mais potente e gráficos 70% melhores que a geração passada.

Publicidade

A Qualcomm disse que os primeiros aparelhos a contarem com os novos processadores deverão chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022.

Apesar de oferecer processadores ARM para laptops desde 2018, até agora as suas investidas neste mercado não trouxeram muitos frutos à Qualcomm. Será que 2022 é o ano?

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 3
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ElevationLab lança dock carregador para iPhone com cabo USB-C

Próx. Post

Promoções na App Store: Calendarium, Jinks!, Color Wheel e mais!

Posts Relacionados