Dica: como usar os cantos de tela ativos do Mac OS X com uma tecla de ativação

Na nossa vídeo-aula sobre o trabalho com janelas no Mac OS X, falamos sobre os cantos de tela ativos, que servem para você utilizar os recursos do Exposé ou do Spaces bastando apontar o mouse para um dos cantos da tela do seu Mac. O recurso sem dúvida é muito útil para exibir a Mesa ou o Dashboard com facilidade, mas geralmente dificulta o acesso ao menu da Maçã, no canto superior esquerdo, ou ao Spotlight, no canto superior direito, bem como aos ícones que ficam nas extremidades de um Dock um pouco maior.

O que a maioria dos usuários não sabe é que é possível personalizar esses cantos de tela ativos com uma tecla de ativação. Assim, se o usuário mover o cursor do mouse para um desses cantos, a função correspondente a ele só será ativada se a tecla de ativação estiver pressionada. Na screenshot a seguir, vocês observam o meu painel “Exposé & Spaces” nas Preferências do Sistema (System Preferences), com os cantos de tela ativos dependendo de uma tecla pressionada:

Hot Corners no Painel "Exposé & Spaces" das Preferências do Sistema

Configurar os seus cantos de tela ativos dessa maneira é muito simples:

  1. No painel “Exposé & Spaces” das Preferências do Sistema, escolha qualquer um dos menus popup correspondente ao canto de tela que deseja ativar uma função;
  2. Quando o menu se abrir, segure a tecla (ou a combinação de teclas) que deseja utilizar para ativar uma função sempre que mover o cursor para este canto da tela — entre Command, Option, Shift ou Control. Com ela(s) pressionada(s), clique sobre a função desejada.

15-expose-spaces-hotcorners-customkeymenu

Agora você poderá continuar usando os seus cantos ativos sem se incomodar quando for utilizar outro recurso de sistema também localizado nesses espaços da sua tela. O único revés de usar esse recurso é que a tecla ou combinação de teclas configurada deve ser pressionada novamente para fazer com que suas janelas voltem ao lugar de origem, mas isso não é nada impossível de se conviver com o costume — ao exibir sua Mesa, por exemplo, basta clicar na borda cinza que aparece ao redor da tela.

Posts relacionados

Comentários