Mac OS X 10.5.7 adiciona suporte à GPU ATI Radeon 4870 para todos os Macs Pro fabricados nos últimos 18 meses

Mac Pro com LED Cinema Display

Com a atualização do Mac Pro lançada no início de março, a Apple trouxe uma nova GPU topo-de-linha opcional para jogos e edição profissional de vídeo e composições gráficas, a ATI Radeon 4870. A nova placa não só oferece um desempenho muito superior ao da antiga NVIDIA GeForce 8800 GT como também suporta o novo LED Cinema Display, deixando de ser uma exclusividade dos novos MacBooks com a Mini DisplayPort.

Mac Pro com LED Cinema Display

Com a chegada do Mac OS X 10.5.7 nessa semana, essa placa teve o seu suporte estendido para todos os Macs Pro fabricados pela Apple nos últimos 18 meses. Apesar de já existir um kit de upgrade destinado a esses clientes desde o lançamento do novo modelo, a Apple alertou os primeiros a adquiri-lo que a sua instalação não poderia ser feita até que uma atualização nos drivers do sistema fosse liberada.

Quem comprou o novo Mac Pro podia utilizar essa placa normalmente, pois a versão do Mac OS X 10.5.6 instalada nele já contava com extensões na interface de programação OpenGL — destinada ao processamento de gráficos 3D no sistema — necessárias para o reconhecimento dela pelo sistema operacional. Isso foi abordado por um dos engenheiros da ATI nos fóruns da Apple para desenvolvedores há algum tempo, já que os elementos gerados em uma nova Radeon durante a compilação de um aplicativo não poderiam ser executados em qualquer Mac, o que dificultaria a distribuição de jogos e outros produtos desenvolvidos em Macs Pro com ela instalada.

O Mac OS X 10.5.7 traz essas extensões, então quem utiliza um Mac Pro fabricado nos últimos 18 meses para edição avançada de vídeo ou outras tarefas que dependem intensamente de gráficos já pode considerar a compra da ATI Radeon 4870 e assim obter maior desempenho, que pode significar muito no seu trabalho. A fim de evitar alguns problemas, recomendamos que seja baixado o pacote Combo diretamente do site da Apple (729MB).

Posts relacionados

Comentários