JusBrasil Mobile Lite: mais um app jurídico para iPhones [atualizado]

Artigo escrito em colaboração com Halex Pereira.

JusBrasil Mobile LiteNão faz muito tempo, a Max Systems lançou para iPhone OS um app chamado Vade Mecum (atualização; US$10, 2,7MB) que, como o nome já deixa a entender, é uma compilação de textos legais brasileiros muito útil para estudantes e profissionais do Direito.

Aqui vou fazer umas considerações rápidas sobre o JusBrasil Mobile Lite (link para a App Store), um candidato a concorrente gratuito, mas que… Como dizer? “Você leva o que paga.” 🙁 Infelizmente, só achei contras no app! Bom, vamos comentar o que achei e, quem sabe, isso ajude aos que pensam em adquirir o app e sirva para o pessoal da MTM Tecnologia dar uma rebuscada nele.

O uso em si é um pouco complicado e o sistema de busca não é exatamente “feliz”: se você buscar por “Constituição Federal”, ele não retorna nenhum resultado, mas se você buscar “CF”… Tudo bem, usamos muitas siglas no dia-a-dia, mas isso é ridículo. E, justamente no sistema de busca mora um ponto fraco: tu só podes ver os artigos que buscar nele (ou seja, não podes ver a lei toda). Isso sem falar que ele não busca conteúdo, mas sim títulos de leis e números de artigos.

JusBrasil Mobile Lite - termos de usoJusBrasil Mobile Lite - busca

O JusBrasil Mobile Lite pesa apenas uns 200KB, mas o motivo é simples: ele só funciona conectado à internet, seja por 3G/EDGE ou Wi-Fi. Ao usá-lo, você acessa as informações dos servidores da JusBrasil: por um lado, as (muitas) leis podem ser atualizadas sem precisar mexer no app; por outro, você precisa ter fé no conteúdo deles (se tiver erro no texto deles, já existe um CYA logo ao abrir o app) e haja pacote de dados! Uma (pequena) vantagem é que ele possui legislações específicas de três estados (BA, RJ e SP). Sobre erros, deixo um trecho da CLT (compare-o com o site da Presidência).

JusBrasil Mobile Lite - CLT, art 859, 1JusBrasil Mobile Lite - CLT, art 859, 2

Mais uma “coisinha”: o que há de errado com o iPod touch 1G? O que ele não tem, pra ser tão ruim assim, a ponto de o JusBrasil Mobile Lite não ser compatível com ele, mas ser com o primeiro iPhone? Duh! Este é mais um ponto em que o Vade Mecum fica à frente.

Sinceramente? O Vade Mecum é bem superior ao JusBrasil Mobile Lite: US$10 não são o fim do mundo e, se é pra ter um companheiro até debaixo d’água (onde 3G não chega, tenho certeza), melhor não trocar o certo pelo duvidoso. Só resta a pergunta: se esta é a versão Lite, será que a completa (ainda não disponível na App Store) vai ajudar a desfazer esta má primeira impressão?

Atualização (18/5/09, às 23h47): Muitas das questões aqui abordadas já foram devidamente (e muito bem) comentadas pelo pessoal da Equipe MTM, nos comentários deste post.

Posts relacionados

Comentários