O melhor pedaço da Maçã.
Mulher usando um iPhone na cozinha

Como atualizar o iOS e o iPadOS, sistemas operacionais de iPhones e iPads

A Apple tem o costume de lançar atualizações de software de maneira bem frequente para os seus produtos, incluindo, é claro, o iPhone e o iPad.

Publicidade

Além de trazer novos recursos, elas contam também com correções de bugs e de possíveis brechas que podem comprometer a segurança do sistema operacional — consequentemente, dos seus aparelhos.

Confira como fazer essas atualizações pelos próprios aparelhos ou com a ajuda de um Mac ou PC.

Backup, sempre!

Antes de mais nada, é recomendável que você faça um backup para evitar a perda de dados. Isso pode ser feito tanto pelo iCloud quanto usando um Mac/PC.

Atualizando o iPhone/iPad diretamente pelo aparelho

Primeiro, certifique-se de que ele esteja com o Wi-Fi ligado e conectado ao carregador.

Publicidade

Depois, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software. Quando houver uma atualização, ela aparecerá nessa tela. Toque em “Baixar e Instalar” para concluir o processo.

Você ainda pode personalizar o comportamento das atualizações do iOS/iPadOS, indo em “Atualizações Automáticas”. Por lá, é possível optar por apenas baixá-las ou instalá-las de forma automática.

Se o aparelho estiver com pouco espaço livre de armazenamento, é possível remover temporariamente aplicativos para que a nova versão do iOS/iPadOS seja instalada. Para fazer isso, simplesmente toque em “Continuar” no alerta que aparecer no seu dispositivo.

Publicidade

Mas não se preocupe: depois dessa instalação, o sistema fará automaticamente o download desses apps para você — na prática, nada muda.

Feito isso e com a instalação devidamente baixada no aparelho, toque em “Instalar” para que o processo seja realizado. Se quiser, ainda é possível fazer com que isso seja feito posteriormente ou durante à noite. Para isso, toque na opção “Mais Tarde” e selecione “Lembre-me Depois” ou “Instalar Esta Noite”.

Publicidade

Nessa última opção, lembre-se de conectar o aparelho à tomada antes de dormir para que a atualização seja realmente feita.

Atualizando o iPhone/iPad usando um Mac/PC

Caso queira, é possível atualizar os seus dispositivos usando um Mac ou PC. No caso do PC, certifique-se de baixar o iTunes antes de qualquer coisa.

Em Macs com o macOS Catalina ou posterior, esse processo é feito pelo Finder. Já em Macs rodando o Mojave ou anteriores, isso é feito pelo iTunes.

Conecte o seu aparelho no computador e localize-o. No Finder, ele vai aparecer na aba lateral. Já no iTunes, ele aparecerá no canto superior esquerdo da janela do aplicativo. Clique em “Geral” ou em “Ajustes”, e depois em “Buscar Atualização”. Em seguida, vá em “Baixar e Atualizar”.

Fazendo uma instalação manual

Também é possível fazer uma instalação manual do novo sistema e, posteriormente, aplicá-lo no Finder ou no iTunes.

Para isso, você precisará do link direto da atualização. Depois de ter baixado ela no seu Mac ou PC, conecte o dispositivo ao computador, abra o Finder/iTunes, vá até a opção “Geral” e clique no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla ⌥ option, no Mac, ou ⇧ shift, no PC. Na janela que será aberta, localize o arquivo baixado e selecione-o. Depois, basta seguir as instruções na tela e aguardar.

Fazendo uma instalação limpa

Além das três opções descritas acima, há também a possibilidade de fazer uma instalação limpa. Dessa forma, o sistema do seu dispositivo será instalado do zero — ao ser religado, o aparelho se comportará como se tivesse saído da caixa, sem nenhum tipo de arquivo ou preferências aplicadas anteriormente.

É preciso, porém, que você se atente de que o iCloud está armazenando todos os itens que deseja “puxar” na hora que for fazer o login com o seu ID Apple.

No iPhone/iPad, vá até Ajustes » [seu nome] » iCloud e verifique quais dos itens a seguir estão ativos.

  • Fotos
  • Backup do iCloud
  • Chaves (senhas que você usa no Safari)
  • Mail do iCloud
  • iCloud Drive
  • Contatos
  • Calendário
  • Lembretes
  • Notas
  • Mensagens
  • Safari (informações como favoritos, histórico de navegação, etc.)
  • Bolsa (as ações que você acompanha pelo app)
  • Casa (seus dispositivos e configurações)
  • Saúde (todos os dados armazenados no app)
  • Carteira (cartões cadastrados no Apple Pay, tíquetes, etc.)
  • Game Center
  • Siri
  • Chaves

Mais abaixo — ainda na mesma tela — é possível visualizar quais apps da Apple e de terceiros estão usando o iCloud para guardar os seus dados próprios.

Tenha em mente também que outros apps (como aqueles do Google ou o Telegram) usam servidores próprios para armazenar e manter os seus dados. Por isso, bastará que você faça o login com as suas contas desses serviços para que as suas informações apareçam.

No caso do WhatsApp (dentre outros), é preciso que você faça necessariamente um backup no iCloud para poder resgatar tudo posteriormente. Dito isso, vamos às duas formas de fazer esse processo!

Pelo iPhone/iPad

Abra os Ajustes e vá até Geral » Transferir ou Redefinir o iPhone [ou iPad] e selecione a opção “Apagar Conteúdo e Ajustes“.

Isso fará com que todas as informações do seu aparelho sejam apagadas e ele vai estar como se estivesse novo, recém saído da caixa. Quando o processo estiver finalizado, siga as instruções na tela para reconfigurar o aparelho.

Pelo Mac ou PC

Se preferir, também é possível fazer isso pelo seu Mac ou PC. No macOS Catalina ou superior, isso é feito pelo app Finder; se estiver em um PC com Windows ou em versões anteriores ao macOS Catalina no Mac, isso é feito através do iTunes.

Para começar, baixe o arquivo IPSW que corresponde ao seu aparelho. Depois, conecte o iPhone ou iPad ao computador, abra o iTunes ou Finder e selecione o aparelho. Na aba “Resumo”, clique então em “Restaurar iPhone [ou iPad]” enquanto segura a tecla . Por fim, na nova janela que será aberta, selecione o arquivo IPSW baixado anteriormente e siga as instruções descritas na tela para fazer a instalação do novo sistema.

É bom que fique claro que ao fazer esse processo, os seus aplicativos e ajustes feitos não serão “puxados” de volta para o seu aparelho. Por isso, caso queira, será preciso baixar os apps novamente e fazer os ajustes desejados de forma manual.


Pronto, boa atualização! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Stellar Photo of the Day, Priority Star, Hot Simple Image Viewer e mais!

Próx. Post

Como atualizar o macOS, sistema operacional dos Macs

Posts Relacionados