O melhor pedaço da Maçã.

Ferramentas online para criação de paletas de cores

Recentemente o Bruno me apresentou o ColoRotate, uma ferramenta online muito interessante, que pode facilitar a vida de muitos designers por aí.

Publicidade

ColoRotate

Com o ColoRotate, o usuário pode navegar por diversas opções de paletas de cores já criadas por outros usuários, criar suas próprias paletas e compartilhá-las com outras pessoas que fazem parte na comunidade. Até aí, nenhuma novidade. O diferencial do ColoRotate está na interface 3D em forma de diamante, onde você pode ajustar o hue, o brilho e saturação das cores com apenas um arrastar nos botões. Ele também permite que sua paleta seja salva no formato ACT, para ser carregada em programas como o Adobe Photoshop.

Além disso, o site possui o ColoRotate CS (US$40), um plugin que pode ser instalado em quase todos os programas que compõem a Adobe Creative Suite 4, trazendo a mesma interface 3D para dentro dos aplicativos. Por US$2,50/mês, o plugin é sincronizado com sua conta e suas paletas são atualizadas entre o plugin e o site.

Quando eu falei que o ColoRotate não era muita novidade, é porque existem pelo menos duas outras opções muito interessantes, o Kuler e o COLOURLovers.

O Kuler, que é da própria Adobe, também é um serviço e uma comunidade onde você pode compartilhar suas próprias criações. O que eu acho mais interessante no Kuler são as opções de controles mais precisos para a criação de suas paletas, como você pode ver na imagem abaixo.

Adobe Kuler

Além disso, ele possui uma opção de criar uma paleta de cores completa a partir de uma foto, como você pode ver na imagem abaixo:

Adobe Kuler

O Kuler ainda possui mais algumas vantagens: uma delas é a possibilidade de integração com a ferramenta de cores padrão do Mac OS X através de add-ons como o CocoaKuler, já mostrado aqui antes. Outra coisa interessante é que, por ser da Abobe, ele possui integração com os aplicativos do pacote CS4.

Publicidade

E tem ainda uma outra opção bem interessante, o COLORLouvers, que é a comunidade mais antiga de compartilhamento de cores e paletas que eu conheço. Além das opções de criação de cores e paletas, existe a opção de criação de patterns (texturas).

COLOURLovers

Um diferencial que eu acho bem legal no COLORLouvers é a possibilidade de baixar suas criações (ou as de outros usuários) em diversos formatos diferentes para serem usados em programas como Photoshop, Illustrator, GIMP e outros. Já nem lembro quantas horas eu já perdi navegando e baixando diversas paletas… 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ironia do destino: NVIDIA é processada pela própria seguradora

Próx. Post

DataViz envia Documents To Go para aprovação da Apple

Posts Relacionados