O melhor pedaço da Maçã.

Apple Guide voltará para o Mac OS X sob a forma de um projeto de código aberto

FinderCreio que todos os que começaram a utilizar Macs na época do System 7.5 conhecem o Apple Guide: tratava-se de um complemento para a ajuda do sistema operacional que oferecia um roteiro para o usuário desempenhar uma determinada tarefa — como iniciar uma gravação de áudio ou alterar uma preferência. O recurso evoluiu no sistema da Apple durante as versões 8 e 9, mas não foi portado para o Mac OS X, que utiliza atualmente uma ajuda baseada em texto rico, indexada por meio do Spotlight.

Publicidade

Até hoje não se sabe por que a Apple descontinuou o recurso, mas aparentemente ele era bem complicado para desenvolvedores de aplicativos elaborarem roteiros próprios para serem reconhecidos pelo sistema, o que era feito por meio de uma tecnologia chamada AppleEvent Object Model, capaz de reconhecer o estado de um aplicativo e fornecer informações em outra janela com base na situação em que o usuário se encontrava na execução de uma tarefa. No entanto, um novo projeto de código aberto está em andamento para criar um aplicativo capaz de recriar os recursos do Apple Guide no Leopard, integrando muitas tecnologias atuais, inclusive.

Um dia ele foi assim...
Um dia ele foi assim...

Teoricamente, desenvolvedores poderão usá-lo para fornecer assistentes capazes de familiarizar os usuários com seus aplicativos e até ensiná-los a executar operações e configurações básicas, como se fossem tutoriais. A versão atual oferece janelas flutuantes em Core Animation, que em nenhum momento interferem na atenção do usuário sobre o aplicativo ao qual elas se referem, mas que também podem ser personalizadas por desenvolvedores para atenderem ao visual de qualquer solução.

KNAppGuide - Apple Guide no Leopard

Um dos benefícios do Apple Guide que também está nesse projeto é criação das chamadas “coach marks”, que dispensam o uso de screenshots para mostrar ao usuário aonde ele deve ir em uma janela de aplicativo para cumprir uma operação. Na própria janela de um aplicativo do System 7.5, era desenhada uma indicação do local referente à ação que devia ser executada, para exibir o próximo tópico de ajuda. Na época, essas “marcas” eram desenhadas manualmente usando QuickDraw, mas nesse projeto de código aberto elas assumem a forma de um objeto que pode ser controlado pelo programador de forma a ser facilmente integrado em controles de interface de usuário, como mostra o vídeo a seguir:

[flickrvideo]http://www.flickr.com/photos/ikenndac/3545360235/[/flickrvideo]

Se você se interessou pela possibilidade de o Apple Guide voltar para uso em aplicativos do Mac OS X, pode obter maiores informações sobre ele no site do projeto chamado KNAppGuide, que está em desenvolvimento público. Desenvolvedores podem baixar um simples framework e integrá-lo aos seus aplicativos agora, a fim de começar a gerar os arquivos de ajuda necessários para construir assistentes, mas a expectativa é que no futuro surja um criador de Apple Guides para tornar a vida desses profissionais ainda mais fácil nesse sentido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone impulsionando mercado touchscreen

Próx. Post

Virgin America é a primeira a oferecer Wi-Fi em todos os seus voos

Posts Relacionados