Boato: empresa japonesa fornecerá magnetômetro para a próxima geração do iPhone

Desenvolvedores que estão trabalhando com os betas do iPhone OS 3.0 relataram que dados referentes à japonesa Asahi Kasei estão indicados em alguns arquivos de código do sistema, apropriadamente colocados em uma pasta chamada “bússola” (digital compass). Esta companhia é especializada em soluções para vários campos da indústria de eletrônicos e forneceu componentes para a primeira geração do iPod touch, até o final do primeiro trimestre de 2008.

iPhone 3G deitado, de lado

Os arquivos encontrados identificam um sensor produzido pela Asahi cujo código de série é AK8973. Trata-se de um componente de 16 pinos com 4 milímetros quadrados de área e 0,7 milímetros de espessura, capaz de detectar direções eletronicamente. Não se sabe se este é o único componente que a empresa fornecerá ao futuro aparelho, já que ela possui especialização na produção de outros produtos em que a Apple pode se interessar.

Dentre eles, destaca-se uma categoria de indicadores de submersão, algo que a Apple vem colocando em seus produtos portáteis nos últimos dois anos para ajudar seus técnicos a determinar falhas de funcionamento ligadas ao contato dos aparelhos com água, o que não é coberto pela garantia.

Abaixo, está um diagrama elétrico do componente mencionado pelos arquivos do iPhone OS 3.0:

Suposto magnetômetro do iPhone OS 3.0

A presença deste dispositivo é importante, pois o atual iPhone não é capaz de detectar a direção para o qual ele aponta, mesmo contando com acelerômetros que controlam o nível de inclinação do dispositivo. Entre outros componentes que estão para vir na terceira geração do iPhone, há uma câmera com suporte a vídeo e um chip Wi-Fi 802.11n em modo de baixo consumo de energia.

Posts relacionados

Comentários