O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativos para o iPhone ameaçam buscas pelo Google

Jason Hiner, editor-chefe do TechRepublic, em um estudo recente, constatou que o Google (Yahoo! também?) sofrerão bastante para manter suas ferramentas de pesquisas importantes na plataforma móvel, principalmente no iPhone.

Publicidade

Google Mobile App no iPhone

Hiner afirma que normalmente, quando está utilizando um computador, realiza buscas no Google umas duas ou três vezes a cada hora — seja para procurar o nome de um restaurante, encontrar alguma informações de que precise ou apenas para localizar o endereço de algum site. Já no iPhone, ele afirma que o aplicativo (ou o site) do Google é a forma menos utilizada para se conseguir informações, sendo usado apenas duas ou três vezes ao longo do dia.

Muitas das pesquisas que seriam realizadas através do Google em um computador, no iPhone são feitas utilizando alguns dos milhares de aplicativos presentes na App Store (alguns exemplos; links para a App Store):

Publicidade
  • Ao invés de pesquisar uma categoria de negócios no Google, ele usa o aplicativo Yellow Pages, que, além dos resultados, pode calcular a localização via GPS.
  • Procurar por uma empresa de táxi? Mais fácil usar o Taxi Magic para solicitar um diretamente.
  • No lugar de pesquisar sobre restaurantes, é mais fácil consultar o Yelp, um guia com as melhores opções.

Segundo Hiner, outro grande problema das pesquisas realizadas pelo Google através de smartphones são os resultados que podem levar a sites que não são adaptados ou funcionais para serem vistos nos aparelhos (não que isso seja um grande problema para o Mobile Safari no iPhone). Pelo tamanho da tela e capacidade dos dispositivos, normalmente sites adaptados, Web apps e aplicativos são muito mais vantajosos: são mais simples, mais rápidos e fáceis de serem usados.

A facilidade de uso, a portabilidade e a crescente oferta de aplicativos de qualidade para o iPhone podem representar uma grande preocupação para o Google. Tenho certeza de que é por isso que eles estão sempre próximos à Apple, lançando novidades e aplicativos que podem se tornar uma forma de manter suas preciosas buscas.

E você, o que acha? O Google corre mesmo esse risco? Você utiliza mais aplicativos de terceiros ou a ferramenta da gigante de Mountain View para conseguir informações quando está utilizando seu iPhone?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor produz e vende adesivos com a maçã colorida clássica da Apple

Próx. Post

Vídeo: uma paródia da visão de futuro da Microsoft :-P

Posts Relacionados