O melhor pedaço da Maçã.

Intel demonstra Xeon Nehalem EX, seu primeiro chip de oito núcleos

Logo da Intel

A Intel demonstrou e apresentou hoje detalhes sobre a arquitetura Nehalem EX, que será a fundação da nova geração de processadores Xeon, composta de novos avanços tecnológicos para aumentar o desempenho de computadores baseados nessa plataforma. A nova linha será a sucessora da que está presente atualmente no Mac Pro.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BQ4shSQJTd0[/youtube]

O design desses novos chips, favorecido pela tecnologia de Hyperthreading da fabricante, suporta até oito núcleos e 16 processos diferentes rodando ao mesmo tempo, com 24MB de cache. O ganho de desempenho trazido por eles é o maior proporcionado pela história da companhia na transição de uma plataforma para outra.

Os novos Nehalem EX também são destacados pela sua enorme largura de banda, sete vezes maior que a do atual Xeon. Isso é proporcionado pela presença de não uma, mas quatro interfaces Quick Path no lugar do front-side bus. Isso proporciona uma ligação ponto-a-ponto entre o processador e a memória, os periféricos, os discos de armazenamento e os slots de expansão, sem limitações de frequência.

Processadores baseados na arquitetura Nehalem EX estão agendados para produção a partir do segundo trimestre. A princípio, apenas servidores e máquinas de grande porte provenientes de fabricantes importantes deverão ser lançadas com esses novos chips. Antes de ser lançado, pensava-se que o atual Mac Pro receberia esses novos chips.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aliás Mobile lança aplicativo da Rádio 89 FM de São Paulo na iPhone App Store

Próx. Post

Roxio lança pacote completo de hardware e software para digitalização de vídeos em VHS

Posts Relacionados