O melhor pedaço da Maçã.

Uma rápida visão (com fotos) sobre o iPod nano 4GB prata

Minha mãe acaba de ganhar um iPod nano 4GB prata. Não, não foi de Dia das Mães; por enquanto, o máximo que pude foi lhe pagar um almoço (dos bons); tá de bom tamanho. Na verdade, ela descobriu que tinha ganho um sorteio já há um bom tempo, depois de muita espera ele chegou, aí eu enrolei pra bater fotos e enrolei mais ainda até achar um tempo para publicá-las e escrever este artigo.

Publicidade

Não farei uma extensa resenha tal como fiz do meu iPod video 80GB e do meu iPod shuffle 2GB, por dois motivos: o primeiro é devido ao fato do nano não ser meu, portanto o tempo que tive para brincar com ele foi um tanto limitado. Segundo, porque muito do que já falei nos dois outros artigos se aplica aqui também, visto que são produtos de uma mesma linha.

iPod nano 4GB Silver (3/14)

Minha primeira surpresa ao pegar o produto foi descobrir que ele utiliza exatamente a mesma caixa do shuffle, sendo o aparelho um tanto maior, é claro. A economia em espaço e em custos de fabricação, para a Apple, certamente foi gigantesca, com este design.

Publicidade

O iPod nano impressiona pelo seu tamanho, espessura e peso. Nunca achei meu iPod video tão trambolhudo quanto achei enquanto mexia com o nano.

iPod nano 4GB Silver (6/14)

Publicidade

Somando isso ao fato de que, em breve, os 80GB dele não serão mais suficientes para minha biblioteca, a próxima geração de iPods classic — quem sabe, com modelos de 100GB e 200GB — certamente será bastante atraente para mim. Ô, ser consumista descontrolado…

Achei sacanagem os caras responsáveis pelo sorteio terem marcado a traseira do nano com seu nome e URL, mas paciência, estavam no direito deles:

iPod nano 4GB Silver (7/14)

Publicidade

A caixa do iPod nano vem com um cabo USB, um adaptador para dock universal, fones de ouvido, guia rápido de uso, mini-manual, certificado de garantia e, é claro, os dois adesivinhos da maçã… show de bola!

iPod nano 4GB Silver (8/14)

Esperei a chegada do nano para colocar toda a nossa família de iPods lado-a-lado: veja que coisa!

iPod nano 4GB Silver (9/14)

iPod nano 4GB Silver (10/14)

iPod nano 4GB Silver (11/14)

O tamanho do nano só me incomoda em um único sentido: a usabilidade da click wheel. Não é por nada não, mas chega uma hora em que não dá pra miniaturizar mais: acho muito mais fácil mexer na click wheel do meu iPod video, é mais confortável e adequado, pelo menos pro tamanho da minha mão.

A tela, por sua vez, não é um problema: ela é mais brilhante do que a do meu iPod video e a resolução é simplesmente estupenda. Aliás, se não me engano, trata-se da melhor tela hoje em dia em todos os produtos da Apple, inclusive melhor do que as dos iPhones, que já parecem de brinquedo.

O gerenciamento do iPod nano via iTunes é bastante similar ao do meu iPod video — e bem diferente, ao mesmo tempo, do iPod shuffle.

iPod nano conectado ao iTunes

iPod nano conectado ao iTunes

Mais uma vez, a primeira coisa que fiz ao conectá-lo foi checar por atualizações e, certamente, havia uma pendente, que prontamente pedi para que ele executasse:

Atualização de firmware para o iPod nano

Quase 60MB de download prum simples iPod nano, assustou:

Baixando atualização de firmware para o iPod nano

Baixando atualização de firmware para o iPod nano

Feito isso, fui carregar o bichinho para finalmente matar a vontade da minha mãe de conhecê-lo. Senti falta do recurso “Auto Fill”, que — constatei — só existe no gerenciador de iPods shuffle. Acho que, tendo apenas o dobro de capacidade do meu shuffle, e considerando que tenho quase 80GB de músicas, continuaria sendo bastante útil para mim.

iPod nano pronto pra uso!

iPod nano pronto pra uso!

Consegui transferir 947 músicas das mais prediletas da minha mãe, que totalizaram cerca de 2 dias e meio de áudio sem parar. Bom demais, e difícil pra ela entender como que isso é possível.

Lista de músicas no iPod nano

Lista de músicas no iPod nano

Engraçado foi ouvir ela reclamar dos fones de ouvido, dois dias depois que lhe entreguei o iPod nano. Talvez isso comprove que realmente sou seu filho: tenho o mesmo problema de adaptação com esses fones atuais da Apple. Temos a sensação de que ele não está preso o suficiente e, se o utilizo por muito tempo, minha orelha fica machucada. Quais as experiências de vocês, neste sentido?

iPod nano 4GB Silver (14/14)

No geral, o iPod nano é mais um produto fenomenal da Apple, mas não serve para mim, porque não é nem um iPod classic — que me permite guardar toda a minha biblioteca de músicas — nem um shuffle — com o seu principal atributo da portabilidade. Ficando neste meio termo, prefiro ficar com os outros dois irmãos, cada um direcionado para uma tarefa/necessidade específica.

O iPod nano 4GB prata está à venda no Submarino por R$549,00, em até 12 vezes (sem juros) de R$45,75.

[Veja mais fotos no meu Flickr.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Concorrente do Photoshop, Pixelmator chega à versão 1.2

Próx. Post

WWDC pode vir com novo iGadget, e não iPhone 3G

Posts Relacionados